Fundação Laço Rosa leva caminhão mamógrafo para Osasco e oferece exames gratuitos

A iniciativa,  deve contemplar 300 pacientes entre os dias 16 e 18 de outubro
 

 

 

A Fundação Laço Rosa vai disponibilizar 300 exames de mamografias para moradoras de Osasco como parte da celebração da campanha do Outubro Rosa 2025. A ação , que tem patrocínio master da Betano, acontece entre os dias 16 e 18 outubro, das 9h às 17h. 


Com rota iniciada pela cidade do Rio de Janeiro, o veículo segue para a cidade paulista, estacionando em local estratégico:Ginásio Prefeito José Liberatti (o ginásio Jose Liberatti, que fica Jubair Celestino, 150)

Dias: De 16 a 18 de outubro de 2025

Horário: Das 9h às 17h

 

Mulheres a partir de 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses, com nódulo palpável ou abaixo dos 40 anos com indicação clínica para realizar o exame, poderão agendar gratuitamente o horário e a data através do site www.mamografiasalva.com.br lembrando que o preenchimento do cadastro não garante a vaga e que somente os usuários contemplados recebem confirmação via WhatsApp. Chegado o dia da realização do exame, é necessário levar xérox de documento de identidade e cartão do SUS.

 

Em Osaco, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e faz parte da campanha patrocinada pela Betano. Desde o início do Outubro Rosa, já foram doados mais de 500 exames sem custo pelo projeto de caminhão mamógrafo, agilizando o atendimento e as filas no SUS.  

 

 

Está escrito no art 176 da constituição federal, que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas na prática sabemos que não é bem assim e que as desigualdades definem quem vive e quem morre. Próximo de completar 15 anos de atuação da Laço Rosa, com inúmeras batalhas para políticas de saúde mais justas, é gratificante tirar do papel, com incentivo da iniciativa privada, um projeto corajoso de doar mais de 3.000 exames porque quando empresas entendem a força do ESG para gerar impacto positivo o resultado é a transformação social", destaca Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa. 

 

Como uma das maiores patrocinadoras do esporte no Brasil, entendemos que nosso papel é também usar os nossos espaços e o nosso acesso para a conscientização de temas importantes para a população, como acreditamos ser essa causa. Através de campeonatos e atletas, queremos levar essa mensagem junto com a Laço Rosa para todo o Brasil”, afirma Fernanda Brunsizian, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Betano.
 

Para nós, da Secretaria Municipal de Esporte de Osasco, é motivo de grande satisfação apoiar uma ação de tamanha relevância social como esta, que reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. O caminhão mamógrafo da Fundação Laço Rosa representa muito mais do que exames gratuitos ele simboliza acolhimento, dignidade e a esperança de um diagnóstico precoce que pode salvar vidas. A parceria entre poder público, iniciativa privada e instituições do terceiro setor mostra que, quando unimos esforços em prol da população, os resultados são concretos e transformadores. Nosso compromisso é seguir fortalecendo iniciativas que promovam o bem-estar, a inclusão e a qualidade de vida, pilares que também sustentam o esporte e todas as nossas políticas públicas”, afirma Thiago Borges, secretário municipal de Esporte de Osasco.
 

Para quem tem medo de realizar os exames, um time de voluntários da Laço Rosa estará presente para acolher com muito carinho todas as pessoas que forem agendadas. São mulheres que já passaram ou estão passando pelo tratamento de câncer de mama e compartillham suas histórias para inspirar a população a se cuidar.
 

"A essência da Laço Rosa é o amor. Ele é o nosso combustível para ano após ano atravessarmos cada desafio que aparece no nosso caminho com a certeza de quem conhece a potência da própria voz e o propósito que nascemos para realizar nesse mundo. E essa ação com o caminhão mamógrafo é apenas uma das muitas formas de expressão de amor que a Laço Rosa espalha por onde passa enfatiza a presidente da Fundação Laço Rosa.    

 

 

Exames gratuitos no Ladies Cup

 

No dia 19 de outubro, o caminhão mamógrafo estaciona do estádio do Canindé, em São Paulo, durante o evento Ladies Cup. Os agendamentos devem ser feitos através do site www.mamografiasalva.com.br . Os atendimentos serão das 13h às 20h.

 

Continuidade do programa em 2026

 

A Fundação Laço Rosa mantém um crowdfunding inédito, que tem como objetivo garantir a continuidade do caminhão mamógrafo em 2026 e, assim, ampliar o número de exames gratuitos disponibilizados pela instituição. Com esta iniciativa, a instituição reforça seu compromisso de reduzir as desigualdades de acesso à saúde e aumentar as chances de cura, pode chegar a 95% quando diagnosticada precocemente. Para doar: Link

 

Serviço:

Caminhão mamógrafo  

Local: Ginásio Prefeito José Liberatti (o ginásio Jose Liberatti, que fica Jubair Celestino, 150)

Dias: De 16 a 18 de outubro de 2025

Horário: Das 9h às 17h

 

Sobre a Fundação Laço Rosa

 

A Laço Rosa é feita por um grupo de pessoas que luta diariamente para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil e no mundo. Empoderamento feminino, influência de políticas públicas, resgate de autoestima e defesa de direitos de pacientes são os pilares da instituição que mantêm programas e atividades com esses objetivos.   

 

Entre os números de impacto 2023/2024 estão mais de 25.000 pessoas impactadas diretamente pelas ações da instituição; 5.100 exames de mamografia doados; 2.200 jovens impactados em escolas com informação segura sobre a doença; 1.900 voluntários envolvidos. 8.547 perucas doadas. Mais de 6 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais.   

 

A Fundação Laço Rosa nasceu no ano de 2011, pelas mãos de Aline Lopes, suas irmãs, Marcelle Medeiros e Andréa Ferreira, familiares e amigos. Com a missão de ajudar o paciente com câncer de mama e seus familiares a atravessarem os impactos do diagnóstico com leveza, conhecimento e sem perder a fé de que dias melhores sempre virão, a Laço Rosa é referência no cenário nacional quando o assunto é empatia e humanização do câncer de mama.   

 

Hoje, a instituição tem Marcelle Medeiros como Presidente e conta com o apoio de uma diretoria dedicada, voluntários e colaboradores empenhados em ajudar a mudar o cenário da doença no Brasil. Com sede em Ipanema, na comunidade do Pavão -Pavãozinho-Cantagalo, no Rio de Janeiro, fruto de uma cooperação técnica entre Secretaria de Estado da Mulher e FAETEC, as ações da instituição possuem abrangência nacional.

 

Anualmente as contas da instituição são auditadas e os relatórios de impacto publicados no site para consulta pública seguindo o compromisso de transparência e as boas práticas de gestão do terceiro setor.

Comentários