Em um cenário corporativo cada vez mais orientado por dados e informações, os dashboards trazem uma visão para os tomadores de decisão em todos os níveis e se consolidam como ferramenta essencial para a tomada de decisão estratégica nas empresas. Com visualizações dinâmicas e centralizadas, esses painéis oferecem uma leitura clara e objetiva dos principais indicadores de desempenho (KPIs), facilitando a tomada de decisão em tempo real. É o que aponta o professor Lacier Dias, empresário, especialista em estratégia, tecnologia e transformação digital, doutorando pela Fundação Dom Cabral e fundador e CEO da B4Data.
De acordo com o especialista, além de melhorar o controle interno e otimizar processos, os dashboards também têm ganhado destaque na comunicação com os clientes. “Ao disponibilizar uma visão transparente e atualizada do negócio, as empresas demonstram comprometimento, aumentam a confiança do cliente e promovem uma relação mais colaborativa. Isso é especialmente relevante em setores como varejo, marketing, logística, tecnologia e finanças, onde o acompanhamento contínuo de resultados é fundamental”, ressalta.
Outro ponto importante, na avaliação de Lacier, é a personalização dos dashboards, que permite atender às necessidades específicas de cada área ou cliente. Com filtros inteligentes, gráficos interativos e dados atualizados automaticamente, os gestores podem enxergar com clareza as oportunidades, riscos e tendências da empresa e do mercado, tornando as estratégias mais ágeis e eficientes. “A implementação de dashboards contribui para as equipes trabalharem com base em evidências concretas, ao invés de suposições. Isso fortalece a competitividade da empresa e impulsiona o crescimento sustentável, com decisões mais bem fundamentadas e alinhadas aos objetivos do negócio.”
Lacier ressalta que os dashboards de indicadores deixaram de ser um diferencial para se tornarem uma necessidade nas empresas modernas. Seja para uso interno ou como ferramenta de relacionamento com o cliente, eles oferecem uma visão ampla, integrada e estratégica do negócio, promovendo eficiência, transparência e resultados consistentes. “Relatórios de mercado apontam que cerca de 85% das organizações declaram usar algum tipo de dashboard em seus processos de decisão, mesmo que nas antigas planilhas, e que 78% de empresas embutem algum nível de dashboard nos produtos. Esse é um caminho sem volta, contudo, precisamos melhorar a qualidade das informações e os cruzamentos dos dados que chegam até os gestores”, ressalta o especialista.
Comentários
Postar um comentário