*Beatriz Valdez de Oliveira
Certa vez, São João Paulo II disse: “A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria fé em Deus, Senhor e Salvador.” Carlo Acutis, também conhecido como “padroeiro da internet” ou “santo blogueiro”, foi um desses jovens livres e valentes que caminhou contra a corrente.
Carlo Acutis era filho de pais italianos, mas nasceu na Inglaterra em 1992 (atualmente, ele teria 30 anos). Depois, ele se mudou para Itália com sua família. Ainda criança, tornou-se católico e muito devoto de Nossa Senhora. Sua mãe disse que ele rezava o rosário e ia à missa todos os dias. Quando já era adolescente, ele criou um site onde compartilhava milagres relatados pela Igreja.
Mas Carlo também saia pra uns “rolês” (nada de ruim!) com os amigos, praticava esportes, gostava de comer Nutella, jogava videogame, usava tênis e calça jeans, amava computadores e estudava ciência. Ele era um adolescente como a gente!
Talvez você já tenha pensado que para ser santo a gente tenha que viver em um mosteiro — eu também já pensei assim. Mas Carlo Acutis nos provou o contrário, porque podemos ser santos autênticos, dentro de um contexto atual. O que não significa que a gente pode fazer o que quiser, tá? Pois, “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 6,12).
Para ser santo na atualidade é preciso viver por Cristo, com Cristo e em Cristo, assim como Carlo fez! Mas não existe uma fórmula secreta de como fazer isso, porque nós não somos iguais, e Deus nos deu talentos diferentes, que devemos usar para glória d’Ele. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros (Cf. Romanos 12,4-5).
Somos membros de um corpo, e como tais é preciso que cada um esteja em seu devido lugar para funcionar direitinho. Ou seja, é preciso que você use os seus talentos nesta geração em que o Senhor o colocou. Você tem uma missão! Carlo Acutis gostava de computadores e evangelizou por meio de um site. E você? O que você curte? Já pensou? Então, é com muita alegria que lhe digo: Evangelize por meio disso!
Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: “Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48) (Catecismo 2013). A santidade é pra todo mundo!
Carlo Acutis não buscava ser de Deus somente na missa ou no grupo de oração, ele evangelizava pela vida. De noite, saia pelas ruas de Milão e distribuía cobertores e refeições aos moradores de rua. Além disso, doava seu dinheiro para os necessitados da Obra de São Francisco.
Muita gente via Jesus nele, e aí eu me pergunto: será que as pessoas têm visto Jesus em mim, pelas ações que pratico fora da Igreja? Tudo o que Carlo Acutis fez, a gente pode fazer, ou melhor, Deus pode fazer por nosso intermédio se nos abrirmos a Ele.
Ao final de sua vida, Carlo Acutis foi diagnosticado com Leucemia e faleceu no dia 12 de outubro de 2006, aos 15 anos. Antes de morrer, disse assim: “Estou feliz em morrer, porque vivi minha vida sem perder nem mesmo um minuto dela com coisas que Deus não gosta.” Será que nós podemos dizer o mesmo da nossa vida?
Aproveite que ainda dá tempo de tornar-se “um jovem livre e valente que vai contra a corrente” (até rimou), como São João Paulo II nos convida a ser. E eu posso lhe dar a certeza de que Carlo não rezava o tempo todo, mas a vida dele era uma eterna oração. E aí, quem quer ser o “santo/santa influencer ou Tiktoker” da nossa geração?
“A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. Desde sempre, o Céu nos espera” (Carlo Acutis).
*Beatriz Valdez de Oliveira é integrante do @thepoiint, espaço da Canção Nova que oferece conteúdo para adolescentes.
Comentários
Postar um comentário