“Se precisar, peça ajuda!”: CRCSP apoia o Setembro Amarelo e valoriza ações de prevenção ao suicídio
Conselho reforça o compromisso com a saúde mental de profissionais da contabilidade e da sociedade em geral
Em apoio à campanha Setembro Amarelo, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) reforça a importância de promover o diálogo e combater o estigma em torno da saúde mental. Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a iniciativa mobiliza a sociedade para a prevenção ao suicídio, tema urgente e ainda cercado de tabus.
De acordo com dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 727 mil pessoas morreram por suicídio no mundo em 2021. O suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, e cerca de 73% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. No Brasil, o cenário também é alarmante: em 2022, foram registrados 16.262 suicídios, o que representa aproximadamente 8 casos a cada 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
A campanha Setembro Amarelo é promovida desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é conscientizar sobre os sinais de alerta, incentivar a busca por ajuda e ampliar a rede de apoio às pessoas em sofrimento emocional.
O CRCSP reconhece a importância de pautar esse tema também no universo da Contabilidade, estimulando o cuidado com o bem-estar de profissionais, estudantes e toda a sociedade. O Conselho se une aos esforços da campanha como forma de valorizar a vida e promover ambientes mais empáticos e acolhedores.
Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br. O atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia.
Comentários
Postar um comentário