Painéis Temáticos são destaques no 16º Encontro Anual da AASP, com perspectivas em diversas áreas do Direito
Evento reúne profissionais de renome para abordar tendências e dilemas enfrentados em diversos segmentos da Advocacia
foto - Paineis Temáticos foram destaques da tarde do segundo dia do 16º Encontro AASP/Crédito: Divulgação/AASP
O segundo dia do 16º Encontro Anual da AASP – Associação dos Advogados foi realizado nesta sexta-feira, 29, reunindo especialistas e profissionais do setor Jurídico para debater os principais desafios e tendências que moldam o Direito contemporâneo. No período da tarde, foram realizadas palestras simultâneas com temáticas diversas, destacando-se pela pluralidade de abordagens e pela presença de grandes nomes da Advocacia, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos.
Na primeira rodada de discussões, temas como Sustentabilidade e Justiça Ambiental estiveram em pauta. Participaram Beatriz de Almeida – Advogada, Cientista Social e Professora –, Rodrigo Jorge Moraes – Docente de Direito Ambiental na PUC/SP – e Sérgio Rosenthal, Ex-Presidente da AASP e do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), que trouxeram reflexões relevantes sobre a Due Diligence, da União Europeia e como isso impacta a Advocacia Ambientalista, além da área de Compliance.
O painel sobre Direito e Processo Trabalhista, mediado por Patrícia Anastácio, Conselheira da AASP, contou com a presença de Fabíola Marques, Mestre, Doutora e Professora em Direito do Trabalho, e de Carlos Eduardo Dantas Costa, Conselheiro Estadual da OAB/SP. As discussões giraram em torno dos impactos da Justiça do Trabalho na consolidação da cultura de precedentes, além de abordar os riscos psicossociais no ambiente profissional, como assédio, ameaças de demissão, restrições a promoções e até rebaixamentos de função.
Simultaneamente, o painel sobre Métodos Adequados de Solução de Conflitos reuniu Nathalia Mazzonetto, Mestre e Doutora pela USP; Ricardo Aprigliano, Vice-Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Vera Cecília Monteiro de Barros, Diretora do Comitê Brasileiro de Arbitragem; e Ana Marcato, Diretora da AASP. Os participantes discutiram a evolução e os desafios da arbitragem e mediação no Brasil, enfatizando a importância da escolha adequada dos mecanismos de resolução, bem como a análise de custos e obstáculos envolvidos nesses processos.
Na segunda rodada, o painel sobre Direito de Família e Sucessões explorou questões relacionadas ao risco à privacidade e direitos fundamentais, com participação de Líbera Copetti, Presidente da Comissão Nacional do Agronegócio, Famílias e Sucessões do IBDFAM, e Marcelo Truzzi Otero, Vice-Presidente do mesmo instituto. A mediação ficou a cargo de Flávia Fornaciari Dórea, Ex-Diretora Cultural da AASP.
Paralelamente, o painel Juiz de Garantias e Custódia da Prova reuniu Ana Gabriela Ferreira, Professora de Direito Penal e Criminologia na UEFS; Helena Lobo da Costa, Advogada Especialista na área Penal; e Maria Jamile José, Especialista em Direito Penal Econômico, com mediação de Antonio Ruiz Filho, Ex-Presidente da Associação. A discussão abordou os principais desafios relacionados à atuação do juiz de garantias e à preservação da prova no processo penal, além da reflexão sobre as dificuldades relacionadas a diferenças raciais.
Encerrando os debates, a mesa Dez Anos do CPC revisitou os principais avanços e impactos do Código de Processo Civil ao longo da última década. Estiveram presentes o Ministro Sidnei Beneti; Cassio Scarpinella Bueno, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Paula Sarno Braga, Secretária-Adjunta do IBDP; com mediação de Helena Abdo, Doutora e Mestre em Direito Processual pela USP e Conselheira da AASP.
AASP – Associação dos Advogados
Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos. É possível conhecer melhor a AASP por meio do vídeo institucional.
Comentários
Postar um comentário