O matemático Marcelo Viana teve sua obra mencionada no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

 

O livro Histórias da matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial, publicado em 2024 pela Tinta-da-China Brasil, serviu como texto base para a abertura do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, aplicado no último domingo (31)

O matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), teve sua obra mencionada no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Um trecho de seu livro Histórias da matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial, publicado em 2024 pela Tinta-da-China Brasil, serviu como texto base para a abertura do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, aplicado no último domingo (31). O trecho selecionado fundamentou seis questões que transitaram entre diversas áreas do conhecimento: física, biologia, filosofia, português, química e matemática. 



Histórias da matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial serviu como texto base para a abertura do 2º Exame de Qualificação
Reprodução

Em outubro, o autor best-seller da editora lança outro livro: A descoberta dos números, obra ilustrada que busca engajar o público em sua paixão pela matemática. Nesse livro, Viana mostra aos leitores como a matemática está presente no cotidiano, gravitando por áreas como a biologia, física, botânica, artes plásticas, arquitetura, entre outros campos do conhecimento.



O livro adota uma abordagem envolvente ao explorar a história e a evolução dos números, desde os naturais até os surreais, apresentando curiosidades e construindo uma linha do tempo que revela a progressão do pensamento matemático ao longo da história. Assim, Viana não apenas torna a matemática mais acessível, mas também promove uma compreensão mais ampla e integrada do conhecimento.



  



Comentários