“É preciso entender a razão pela qual tantos brasileiros procurados pela justiça no Brasil buscarem Portugal e driblar a fiscalização para isso”, destaca o Pós PhD em neurociências e representante lusófono, Dr. Fabiano de Abreu
A prisão de um brasileiro de 35 anos esta semana, acusado de abuso sexual e exploração de menores, na região metropolitana de Coimbra, em Portugal, reforçou o debate sobre a circulação de criminosos sexuais entre países e as falhas no combate a crimes online.
O suspeito era procurado pela Justiça brasileira e estava na lista da Interpol. Ele foi detido após uma operação conjunta entre a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Federal brasileira, por meio da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).
O caso ganha ainda mais visibilidade em um momento em que o Brasil discute medidas para reforçar o controle das redes sociais.
Caso Felca e a polêmica da exploração de menores
Recentemente, o influenciador Felca viralizou ao publicar um vídeo que expõe a adultização de crianças nas plataformas digitais e denuncia como o algoritmo pode direcionar usuários a conteúdos sexualizados de menores em poucos cliques. Em menos de 24 horas, o vídeo ultrapassou 4 milhões de visualizações; hoje, já são mais de 44 milhões.
No vídeo, Felca apresenta o conceito de “algoritmo P”, apelido para os mecanismos que, segundo ele, favorecem conteúdos que exploram crianças. A repercussão levou milhares de pais a reverem a exposição dos filhos online, como conta Cristiane, professora e mãe: “Percebi que, mesmo sem intenção, estava colocando meu filho em um ambiente perigoso”
Foto:Reprodução/Youtube
Criminosos burlam fiscalização para mudar de país
A prisão em Portugal escancara a gravidade do problema, segundo o Pós-PhD em neurociências e representante lusófono, Dr. Fabiano de Abreu Agrela:
“Casos como esse evidenciam não apenas a vulnerabilidade das crianças no ambiente digital, mas também a facilidade com que criminosos conseguem se deslocar e se esconder em países com laços culturais próximos ao Brasil, como Portugal. É preciso investigar por que tantos foragidos escolhem esse destino e como aprimorar a cooperação internacional para evitar que se sintam seguros para cometer novos crimes”, afirma o especialista.
Para o Dr. Fabiano de Abreu, a sensação de segurança e a semelhança linguística são fatores atrativos para criminosos.
“A proximidade cultural, a ausência de barreiras linguísticas e a percepção de menor vigilância tornam Portugal um local estratégico para quem busca fugir da Justiça brasileira”.
“É fundamental reforçar não apenas a fiscalização, mas também políticas preventivas e campanhas de conscientização, porque a exploração infantil não é um problema restrito a um país: é global”, conclui.
O suspeito já foi apresentado ao Tribunal da Relação de Coimbra, que decretou sua prisão preventiva, e aguarda o processo de extradição para o Brasil.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB/P0149176 é Pós-PhD em Neurociências, eleito membro da Sigma Xi - The Scientific Research Honor Society (mais de 200 membros da Sigma Xi já receberam o Prêmio Nobel), além de ser membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology e da The Royal Society of Medicine no Reino Unido, da The European Society of Human Genetics em Vienna, Austria e da APA - American Philosophical Association nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em História e Biologia, também é Tecnólogo em Antropologia e Filosofia, com diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Dr. Fabiano é membro de prestigiadas sociedades de alto QI, incluindo Mensa International, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Ele é autor de mais de 330 estudos científicos e 30 livros. Atualmente, é professor convidado na PUCRS e Comportalmente no Brasil, UNIFRANZ na Bolívia e Santander no México. Além disso, atua como Diretor do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e é o criador do projeto GIP, que estima o QI por meio da análise da inteligência genética.
Dr. Fabiano também possui registro de jornalista, tendo seu nome incluído no livro dos registros de recordes por conquistar quatro recordes, sendo um deles por ser o maior criador de personagens na história da imprensa.
Dr. Fabiano também possui registro de jornalista, tendo seu nome incluído no livro dos registros de recordes por conquistar quatro recordes, sendo um deles por ser o maior criador de personagens na história da imprensa.
--
Comentários
Postar um comentário