Programa de visitas dos palhaços ‘besteirologistas’ atenderá o Hospital do GRAACC duas vezes por semana; atuação também prevê ações de formação para profissionais da equipe multidisciplinar
|
O Hospital do GRAACC é o mais novo parceiro de atuação da associação Doutores da Alegria em São Paulo (SP). A partir deste mês, o programa de visitas dos palhaços besteirologistas será implantado duas vezes por semana no hospital, localizado na Zona Sul da capital paulista.
Para marcar o lançamento da parceria, o GRAACC recebe no próximo dia 5 de setembro, sexta-feira, às 15h, uma edição especial do espetáculo Doutores Conta Causos, realizado pelo trio de artistas que atuará no hospital, resgatando histórias reais vividas pelos palhaços no dia a dia do trabalho nos hospitais.
Além das intervenções artísticas com as crianças, o modelo de trabalho possui uma proposta abrangente, que reforça o potencial da instituição hospitalar como espaço possível de arte e cultura, inspirando as relações humanas. Para isso, também deverá ocorrer uma série de ações de formação e aperfeiçoamento para profissionais de saúde e administrativos, como incremento ao foco da humanização das equipes multidisciplinares. Todas as ações são fundamentadas na experiência do Doutores da Alegria com a atuação do palhaço nas unidades de saúde.
Além de compartilharem o mesmo ano de fundação (1991), Doutores de Alegria e Hospital do GRAACC têm historicamente atuado para transformar o ambiente hospitalar, especialmente no que se refere à experiência de internações de média e longa duração para crianças e adolescentes.
“Ao propor com pioneirismo a intervenção artística profissional dentro no hospital, Doutores têm impactado positivamente a qualidade das relações entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, lembra o diretor-presidente da organização, Luis Vieira da Rocha.
Ele ressalta que a postura da organização sempre foi de interferir no ambiente hospitalar promovendo encontros potentes entre os diversos públicos – a partir do que o palhaço tem como valores: a delicadeza nas relações, a atuação a partir da permissão do outro, a possibilidade de tirar a criança de uma situação de prostração e trazê-la para a condição de sujeito.“Depois de 34 anos de existência, estar no GRAACC, hospital referência na prevenção e tratamento do câncer infantil, será a nossa grande oportunidade e desafio somar esforços para que a experiência na internação de crianças e adolescentes seja ainda mais significativa”, acrescenta.
“Desde nossa fundação, prezamos pela humanização em todas as etapas do tratamento, bem como em todas as relações construídas com pacientes e suas famílias. Isso inclui toda nossa equipe multidisciplinar e administrativa, e também o voluntariado. Nosso propósito é que a criança se sinta acolhida desde o momento em que passa pela porta do hospital, durante todo o tratamento até a cura”, Tammy Allersdorfer, Superintendente de Desenvolvimento Institucional do Hospital do GRAACC. “A parceria com o Doutores da Alegria traz um imenso ganho para o nosso hospital, pois os seus profissionais obtêm sorrisos que não são momentâneos. Trata-se de uma alegria duradoura, pois é fruto de relações desenvolvidas com a convivência, e é levada para a vida de cada um, muito além do tempo em que permaneceram no hospital”, completa.
Pesquisa - A parceria foi consolidada após um extenso período de planejamento entre as instituições, que incluiu uma pesquisa para obter um diagnóstico do hospital acerca das políticas de cuidado, acolhimento e humanização. A partir deste estudo, será possível medir o impacto das ações artísticas e institucionais trazidas pela parceria e estruturar uma atuação mais abrangente das atividades de Doutores no GRAACC.
“O GRAACC possui todas as características que precisávamos para implementar as intervenções artísticas e de formação: é um hospital que atende a paciente pediátricos do SUS, de referência para a comunidade, que preza pela excelência do tratamento e segurança dos pacientes, além de possuir uma gestão sensível, comprometida e engajada”, comenta Daiane Barbieri, diretora de Relações Institucionais da Associação Doutores da Alegria.
Comentários
Postar um comentário