Pular para o conteúdo principal

Começa o Jubileu da Mãe Peregrina de Schoenstatt







  • View Larger Image

A alegria se espalha por toda região, centenas de rostos iluminados, olhos brilhantes e corações que pulsam fortes… chegou o grande Jubileu. Nesse 10 de setembro, a Mãe acolhe “pequenos Pozzobons”, que chegam ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, cheios de amor e de gratidão por aquele outro 10 de setembro, há 75 anos, quando Ela decidiu partir do Santuário e ir ao encontro das famílias, sobre os ombros do pobre João.

O primeiro encontro da Família Internacional é no jantar, diante da casa da Mãe, ou seja, em um gigante refeitório, montado no pátio do Centro Mariano. As conversas se misturam e, se os idiomas são diferentes, todos se entendem no amor à Mãe e Rainha, ao Santuário, ao Pe. Kentenich, ao Pozzobon, na responsabilidade pela missão iniciada por Pozzobon.

 

O Clube das Dores se enche de alegria

Em seguida, a grande Família preenche a quadra do Clube das Dores, solenemente ornamentado para a celebração jubilar. As saudações em vários idiomas antecedem a entrada das bandeiras dos 25 países aqui representados, de todos os continentes, balançando ao som do canto: “Vamos contigo, Pai, tua Aliança nossa missão. Somos tua Família”.

Os primeiros a entrar são os representantes das Filipinas, que percorrem mais de 18 mil quilômetros para estar aqui. Seguem então cada país, Burundi, Alemanha, Índia, Luxemburgo, Itália e outros, cada um acolhido como se fosse o único. Por fim a Equipe internacional de organização desse evento é apresentada e saudada por todos.

 

“Vocês são os braços estendidos do Pozzobon”

Explode uma emocionante salva de palmas e o hino da Mãe Peregrina é entoado em todos os idiomas, ao se fazer a ala de entrada da Rainha da festa, a Mãe e Rainha, que chega numa réplica da Peregrina Original e é conduzida por Humberto e João Pozzobon, filho e neto do Venerável Burrinho de Maria.

Então, o prefeito Rodrigo Décimo dá as boas aos presentes, colocando a cidade como lar de cada um para esses dias festivos. A Palavra do Senhor é acolhida, com o hino do Ano Santo e um diácono proclama o Evangelho, Mateus 5,14: “Vós sois a luz do mundo”. Pe. Alexandre Awi, presidente da presidência internacional de Schoenstatt, faz a acolhida oficia, em nome do Movimento de Schoenstatt, recorda que aqui estamos para celebrar os 75 anos da Campanha e manifesta sua gratidão a todo sacrifício oferecido em favor dessa missão: “Vocês são os braços estendidos de Pozzobon, os instrumentos da Mãe de Deus… obrigado por fazerem Schoenstatt chegar a todo o mundo, levando o Evangelho em toda parte,” diz o padre, relacionando com o Evangelho lido e, sob aplausos, declara aberta a festa de celebração dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina.

 

Filho e neto de JL Pozzobon – Foto: Márcia Kazumi

Maria é luz de esperança

A seguir, um grupo apresenta em dramatização belamente artística o início de Schoenstatt, da Campanha da Mãe Peregrina e a síntese da vida de João Luiz Pozzobon. Tudo acompanhado por um coral de vozes e instrumentistas que fazem ressoar os cantos de Schoenstatt. No final, são aplaudidos em pé. Pe. João Rudes, veio da Arq. de Natal/RN, especialmente para esta celebração: Para mim, é realmente um sinal de esperança, porque a Mãe de Deus quer se estabelecer no nosso coração ir para o mundo, como um sinal de esperança do amor de Deus.”

Uma reflexão sobre Maria, como luz de esperança, é continuada com um convite para que todos acendam uma luz e, a procissão luminosa percorre as ruas, iluminado a noite, até o Santuário. Atílio e Claudia Ferraro, da Diocese de Taubaté/SP, dizem que “é a realização de um sonho estar aqui, comemorar os 75 anos e, nesta noite, ver o Sr. João representado pelo seu filho, Sr. Humberto Pozzobon, e seu neto. É uma alegria e esperamos retornar em breve na beatificação. Viemos para beber de novo da fonte do carisma de João Luís Pozzobon. Quando a gente vem aqui, a gente se renova para mais alguns anos. Aqui é a origem, aqui temos nossa ligação e precisamos alimentar (esse vínculo.”

 

Ela realizou e realizará milagres

No Santuário, a acolhida é com fogos de artifícios que se derramam em muitas cores pelo céu, anunciando que a alegria da terra ecoa no coração de Deus. “É emocionante presenciar 25 países, com suas bandeiras”, diz Gilvanilda Vilar Carvalho Bulhões, da Arq. de Maceió/AL. E completa: “E saber que de uma simples e humilde iniciativa do Venerável Pozzobon, hoje, vemos esta grandeza nos 5 Continentes. É o Venerável Pozzobon unindo todos em um só objetivo: salvar as famílias com esta grandiosa Campanha.”

Diante do Santuários, com o balançar das bandeiras, ao ritmo dos cantos, todos saúdam a grande Mãe e Rainha, renovam a Aliança de Amor e acompanham o envio das Peregrinas Auxiliares, para os EUA, a Argentina, o Paraguai e o Brasil. As imagens são abençoadas pelo Pe. Alexandre e entregues aos seus Missionários com as palavras:  “Ela é a grande Missionária!” Ao que se responde: “Ela realizará milagres.”

Sim, isso que vivenciamos nesta noite é prova clara dos grandes milagres que Deus realiza por meio dessa singela imagem, que parte do Santuário para percorrer o mundo.

Mas, as festividades estão apenas começando… por isso, após a bênção da noite, cada um vai ao seu descanso, com o coração feliz e aberto para acolher as grandes graças desses dias, partilhar suas experiências e aprender uns com os outros, como se pode continuar essa grande Campanha, evangelizando as famílias e transformando o mundo em Cristo, nesse tempo que precisa de luzes de esperança.

Comentários