Cidade do Vale do Ribeira foi escolhida por comissão formada pela CePIL, Semil e agência de fomento paulista para projeto-piloto
A Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto CePIL (Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública, ligado à Unicamp) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística - Semil, entregou nesta sexta-feira (29) o projeto de modernização da iluminação pública de Miracatu, no Vale do Ribeira.
O estudo técnico, elaborado com apoio da Prefeitura de Miracatu, mapeou a atual situação do sistema de iluminação e propôs um plano de ações estruturantes, priorizando eficiência energética, sustentabilidade, inovação tecnológica e melhoria da qualidade de vida da população.
Miracatu foi escolhido como município-piloto devido a características técnicas específicas, como o baixo índice de iluminação em LED e as dificuldades de ampliação da rede. Segundo o levantamento, apenas 4,2% das vias da cidade atendem simultaneamente aos critérios de iluminância média e uniformidade previstos em normas técnicas.
“Dentre os municípios analisados, Miracatu apresenta todas as condições necessárias para o sucesso deste projeto. O município precisava de projetos como esse, estruturantes. Miracatu vai sair com um dos projetos de iluminação pública mais modernos e sustentáveis”, destaca Ricardo Brito, diretor-presidente da Desenvolve SP.
De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional dos Munícipios (CMN), o gasto com energia é um dos mais responsáveis pelo comprometimento do orçamento público, podendo chegar a até 40%. Com a implementação do projeto, será possível alcançar até 100% de cobertura com luminárias LED, reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica e garantir maior segurança em ruas, praças e passarelas. A modernização ainda contempla iluminação inclusiva, pensada para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual.
Além do diagnóstico detalhado, o projeto oferece:
“Miracatu sai na frente com um dos projetos de iluminação pública mais modernos e sustentáveis do Estado. Esse modelo poderá servir de referência para outras cidades do Vale do Ribeira e de São Paulo. A Desenvolve SP reafirma seu papel como parceira estratégica dos municípios que desejam investir em infraestrutura eficiente e preparada para o futuro”, afirmou Ricardo Brito, presidente da Desenvolve SP.
Condições de financiamento
A Desenvolve SP trabalha pelo crescimento e desenvolvimento de empreendedores privados e municípios oferecendo as melhores taxas de juros, prazos para pagamento e carência. A linha Municípios Sustentáveis tem taxas a partir de 0,47% ao mês + IPCA, com prazo para quitação de até 120 meses (10 anos) e carência de até 12 meses para começar a pagar. Até 100% do valor dos itens é financiável.
Quem pode solicitar Não são apenas as prefeituras que podem pedir empréstimo para a Desenvolve SP. Podem solicitar a administração municipal direta, as autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.
Os interessados deverão apresentar Carta Consulta devidamente preenchida para análise da Desenvolve SP. No caso de enquadramento, será necessário apresentar a documentação solicitada para análise da Secretaria do Tesouro Nacional.
Mais informações e simulação de crédito em: www.desenvolvesp.com.br
Sobre a Desenvolve SP
A Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo – oferece crédito e soluções financeiras para impulsionar o crescimento sustentável de municípios e empresas paulistas. Com taxas competitivas e prazos adequados, apoia projetos em áreas como infraestrutura, inovação, sustentabilidade e modernização de serviços públicos.
|
Comentários
Postar um comentário