Solução da Smarkets define o target price para a realidade de cada empresa, além de simplificar os gastos recorrentes
Mônica Granzo, CEO e Fundadora da Smarkets. (Foto: Divulgação)
De acordo com o estudo da PwC Brasil sobre transformação digital em 2024, 40% das empresas nacionais colocam os investimentos em tecnologia na agenda estratégica. Além disso, o índice médio de digitalização do país subiu de 3,3 para 3,7 (em escala de 1 a 6), com avanços em governança, estratégia e inteligência artificial. Mercados importantes como o BPO (Terceirização de Processos de Negócios) já podem se apoiar neste caminho, visando simplificar as jornadas de compra e administração dos produtos.
Guiando-se pela direção deste setor, a Smarkets, empresa que simplifica e impulsiona transações para transformar o futuro de compras e vendas B2B, é hoje uma das líderes da transformação digital. A empresa oferece soluções de tecnologia com foco em IA para atender o monitoramento de preços dos produtos, aumentando a assertividade e reduzindo custos operacionais.
A Smarkets adotou inteligência artificial e automação robótica de processos (RPA) para personalizar os serviços de BPO e marketplace usados pelos seus clientes. Segundo a CEO e fundadora Mônica Granzo, a escolha por essas tecnologias foi pensada para criar uma base de referência de preços que funcione a nível nacional.
“Utilizamos o check pricing para monitorar os preços dos produtos em tempo real e consequentemente estabelecer o target price [preço-base ou alvo] nas mesas virtuais de negociação. Com isso, identificamos possíveis margens da cadeia ou dos fornecedores que não estavam sendo mapeadas, até termos uma base abrangente de preços. Nossa plataforma automatiza análises de dados a partir dos indicadores que são fornecidos pelos clientes”, acrescenta.
Granzo afirma que, se usada da forma correta, a tecnologia abastece a especificação dos produtos, pois cada empresa consegue mais simetria de dados e informações, melhorando a qualidade da interlocução entre comprador e fornecedor. Como benefício, nota-se a diminuição dos erros na aquisição de produtos ou serviços.
“Com a IA, eu vejo um potencial que está aquém da nossa capacidade de entendimento, porque não acho que ficará somente no transacional, acho que ela vai trazer inteligência, vai trazer insight, vai trazer predições mais assertivas”, opina a CEO da Smarkets.
Automação para reduzir custos
Segundo a fundadora, o mercado B2B tem uma característica infeliz que é a falta de visibilidade dos processos de entrega, principalmente dos insumos indiretos. A Smarkets resolve essa lacuna de follow-up automatizando as atualizações de status.
“Para os funcionários, existe um processo repetitivo de ficar monitorando as entregas. Queremos oferecer visibilidade dessas entregas e apoiá-los com uma gestão de estoques mais efetivas.”
Transformação digital no BPO
Apesar dos benefícios evidentes, a Terceirização de Processos de Negócios ainda carece de investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação de equipes e adequação à LGPD.
"Sabendo dessa realidade, aplicamos modelos escaláveis que também são replicáveis. Quanto mais empresas a Smarkets atender, mais rápida será a transformação digital dos futuros clientes, devido aos modelos salvos. Não pretendemos substituir os seres humanos, queremos tornar o trabalho mais inteligente e adequado à estratégia de cada empresa”, explica Granzo.
Sobre a Smarkets
Fundada em 2014, a Smarkets é uma empresa brasileira especializada em soluções para gestão inteligente de compras B2B. Combinando tecnologia proprietária, dados e um ecossistema de mais de 20 mil fornecedores qualificados, a companhia oferece uma jornada digital completa, desde a requisição até a negociação final.
A plataforma garante até 90% de redução no SLA de atendimento às requisições, promovendo economia, agilidade e visibilidade para empresas de todos os setores. Em uma década de atuação, consolidou-se como referência em compras colaborativas, com uma proposta centrada em valor compartilhado e inovação contínua.
Para mais informações, acesse www.smarkets.com.br.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário