ViaQuatro e ViaMobilidade inovam treinamentos com uso de realidade virtual para agentes de atendimento e operadores de trens
Tecnologia imersiva com óculos VR aprimora capacitação, segurança e tomada de decisão dos profissionais
Treinamento com óculos de realidade virtual
Com o objetivo de promover capacitações e reciclagens mais assertivas, a ViaQuatro e a ViaMobilidade – concessionárias responsáveis pela operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda – incorporaram o uso de óculos de realidade virtual (VR) aos treinamentos de seus agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e operadores de trem. A iniciativa representa um avanço na modernização nos métodos de ensino, oferecendo uma experiência imersiva e realista que simula situações do cotidiano da operação metroferroviária.
Com a tecnologia, os operadores têm a oportunidade de vivenciar, em ambiente seguro e controlado, cenários complexos como falhas técnicas, reconhecimento dos sinais de campo, evacuações de emergência e outros procedimentos estratégicos à operação. O objetivo é fortalecer a capacitação das equipes e contribuir na tomada de decisão dos profissionais, além de reforçar os protocolos de segurança com mais eficiência, realismo e interatividade.
“A realidade virtual nos permite simular situações com alto nível de realismo para que o colaborador realize qualquer tipo de interação com o trem sem interferência na operação comercial, como ocorreria em um treinamento convencional. Com isso, conseguimos mantê-los altamente preparados para responder tanto em situações de rotina quanto em cenários de contingências.”, afirma Antônio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro – Linha 4-Amarela.
Na ViaQuatro, a solução foi implementada no programa de reciclagem dos 320 AASs da linha. Desde agosto de 2024, esses profissionais estão aptos a operar os trens em situações de falhas e, por meio dos treinamentos com VR, enfrentam cenários desafiadores de forma imersiva, sem riscos reais. A ferramenta permite a repetição de simulações e a adaptação dos cenários para diferentes tipos de falhas, o que amplia a preparação dos agentes para lidar com uma variedade de situações operacionais.
A adoção da realidade virtual integra o programa de modernização da capacitação técnica da ViaQuatro, que tem como foco a adoção de tecnologias para otimizar o desempenho dos colaboradores e oferecer um serviço cada vez mais seguro e eficiente aos passageiros.
Na ViaMobilidade, os treinamentos com óculos VR foram implantados em 2022 para os operadores das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Inicialmente, o foco estava na simulação da condução entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, com treinamentos voltados ao reconhecimento dos comandos da cabine, à preparação para o início da operação e à condução dos trens.
Desde 2023, com a atualização do software dos óculos e a ampliação da demanda por novos conteúdos, passaram a ser incluídas simulações de condução em condições adversas, como chuva, presença de animais na via, falhas em portas e operação de máquinas de chaves. Cerca de 350 operadores já foram capacitados com o uso da tecnologia, com impactos positivos na atuação prática durante a operação real. Os treinamentos com VR estão sendo aplicados em fases, e a expectativa é expandir o uso da ferramenta para outros setores operacionais nos próximos meses.
“Com os óculos de realidade virtual, conseguimos oferecer uma experiência imersiva e mais próxima da realidade, preparando nossos colaboradores para diferentes cenários com mais segurança, agilidade e confiança”, destaca André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
Mais atenção na condução dos trens
Como parte do compromisso contínuo com a segurança operacional, a ViaMobilidade linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda implementou, em 2023, sensores de fadiga nos trens. A tecnologia, aliada à realidade virtual já utilizada em treinamentos, representa um avanço importante na prevenção de incidentes e na promoção de um transporte mais seguro para passageiros e colaboradores.
Os sensores monitoram sinais fisiológicos dos operadores, como movimentos oculares e da cabeça, capazes de indicar sinais de cansaço, sonolência ou distrações, como o uso do celular. Ao identificar qualquer comportamento que possa comprometer a atenção do condutor, o sistema emite alertas em tempo real e notifica imediatamente a equipe de supervisão, permitindo ações preventivas rápidas e eficazes.
A iniciativa reforça o compromisso da concessionária com a inovação e a segurança, colocando a tecnologia a serviço da vida e da qualidade no transporte público.
Confira um vídeo do treinamento neste link: Link.
ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade - Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, fará ligação também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Comentários
Postar um comentário