ViaQuatro e ViaMobilidade contam com mais de 90 socorristas capacitados para atuar em saúde mental


 

Programa pioneiro do Grupo Motiva amplia a rede de acolhimento e reforça o compromisso com o bem-estar dos colaboradores que operam as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda 

 As equipes da ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pelas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, já contam com 94 colaboradores preparados para atuar como socorristas em saúde mental. A iniciativa faz parte do Programa Viva Bem, do Grupo Motiva, e é pioneira no setor de infraestrutura de mobilidade ao formar profissionais para identificar sinais de sofrimento emocional, oferecer escuta qualificada e encaminhar colegas aos canais especializados de apoio.

 

A formação, que soma 8 horas divididas em dois módulos, aborda temas como comunicação não violenta, escuta ativa, segurança psicológica, e orienta sobre como reconhecer sinais de ansiedade, depressão e uso de substâncias. Esses colaboradores tornam-se referência dentro das equipes, ajudando a quebrar barreiras e a construir um ambiente de trabalho mais empático e seguro para que todos se sintam à vontade para buscar ajuda.
 

Entre os socorristas já formados pelas concessionárias estão agentes de atendimento e segurança, operadores de trem, técnicos de manutenção, líderes operacionais e profissionais administrativos. Além do curso, eles participam de encontros mensais para compartilhar experiências e manter o preparo atualizado, além de passarem por reciclagens a cada dois anos.
 

Motiva conquista troféu Selo Azul por práticas de saúde e bem-estar 

O compromisso contínuo com o cuidado integral dos colaboradores também garantiu à Motiva o troféu Selo Azul 2025, concedido pela Mercer Marsh Benefícios. A empresa está entre as 21 melhores do país na gestão de saúde e bem-estar no trabalho, em um universo de 452 organizações avaliadas, por sua maturidade e consistência em iniciativas que envolvem estrutura, comunicação, indicadores e ações voltadas à qualidade de vida.
 

A premiação reforça o posicionamento do Grupo como referência em gestão de pessoas, somando-se a reconhecimentos como o selo GPTW Mulher e a inclusão nos índices IDIVERSA B3 e IGPTW Brasil, que destacam as melhores práticas em diversidade e ambiente corporativo no país.
 

ViaQuatro 
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.   
 

ViaMobilidade – Linhas 5 e 17  

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.  

 

ViaMobilidade – Linhas 8 e 9  

A ViaMobilidade - Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, fará ligação também com a Linha 17-Ouro de monotrilho. 

 

Motiva  

Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3. 

Comentários