Turismo paulista nas telonas




De autoria do deputado Itamar Borges, o PL 603/2023, aprovado na Alesp, determina a promoção das estâncias e municípios de interesse turístico nas telas de cinemas

Aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 603/2023, de autoria do deputado estadual Itamar Borges, é uma importante ferramenta para impulsionar e divulgar as capacidades turísticas de centenas de munícipios do Estado de São Paulo, fomentando a geração de renda, emprego e o desenvolvimento econômico de cidades de todas as regiões do estado.

O projeto determina que sejam exibidos, nas telas de cinema antes das sessões, informações sobre as Estâncias Turísticas e os Municípios de Interesse Turístico (MIT) durante um minuto. A ação beneficia 245 cidades paulistas, sendo as 80 estâncias turísticas e os 165 municípios de interesse turístico.

A medida vem a se somar a um pujante setor. No primeiro semestre de 2025, as cidades paulistas contaram com um aumento de 24% na circulação de turistas comparado ao mesmo período de 2024 e a expectativa é que, até o final do ano, 51 milhões de turistas visitem os municípios paulistas, atingindo uma movimentação financeira na ordem de R$ 340 bilhões.

O estado de São Paulo tem atrativos turísticos incríveis — e muitos ainda são desconhecidos até mesmo dos próprios paulistas. Além das belas praias do nosso litoral e do turismo cultural da capital, o interior oferece muito mais: turismo rural, religioso, histórico, gastronômico, de montanhas, cachoeiras, ação e aventura, ecoturismo, estâncias hidrominerais, turismo náutico, pedagógico e até científico!

São Paulo é plural em suas belezas e experiências. Valorizar e divulgar esses destinos é uma forma de fortalecer a economia regional, gerar emprego e renda e, principalmente, despertar nos paulistas o orgulho por tudo o que nosso estado tem a oferecer.

“São Paulo é um estado que vem atraindo cada vez mais turistas e precisamos, muitas vezes, apresentar o que temos de melhor para nossa gente. Essa medida busca aumentar o turismo interno, gerando desenvolvimento econômico que se transforma em beneficio para o próprio estado”, justifica o deputado.

Defensor do turismo, Itamar ressalta que as Estâncias e os MITs recebem recursos anuais investidos em programas de melhorias e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos que auxiliam no desenvolvimento de cada região.

Divulgar e incentivar o turismo dentro do nosso estado é indispensável. Quem conhece São Paulo, se surpreende.



Comentários