Roma - Uma missão especial - relevância diplomática e espiritual

 


Cardeal Dom Odilo Scherer, a secretária municipal de Relações Internacionais,
 Angela Vidal Gandra da Silva Martins e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes.


Recentemente, uma importante missão da Prefeitura de São Paulo à Roma culminou em momentos de profunda relevância espiritual e diplomática para os paulistanos. A experiência vivida e os frutos colhidos naqueles momentos merecem ser consignados, especialmente agora que a Igreja Católica comemora o Dia de São Cristóvão (25/7), o amplamente celebrado padroeiro dos viajantes em geral e dos motoristas.

Essa jornada, de fato, esteve também sob a proteção de São Cristóvão, que guia os caminhos e as intenções de quem se desloca em prol do bem comum.

É, portanto, com um olhar renovado para as jornadas e os caminhos que traçamos, que revisitamos essa marcante missão.

Por ocasião do "Jubileu dos Governantes" (evento especial dentro do contexto do Jubileu, que é um ano de celebração e perdão na Igreja Católica, tradicionalmente realizado a cada 25 anos. Este evento específico, convocado pelo então Papa Francisco, reuniu governantes de diversos países para refletir sobre temas como justiça social, combate às desigualdades e o papel da política na promoção do bem comum. O Jubileu, em geral, é um período de peregrinação, perdão e renovação da fé, com foco na mensagem de esperança e solidariedade entre os povos. Aconteceu entre 20 e 22 de junho de 2025), do qual não pudemos participar, surgiu na Prefeitura de São Paulo a ideia de viajar a Roma para estar com o novo Papa Leão e receber sua preciosa bênção para a cidade.

Organizamos nossa breve missão, aproveitando para compartilhar políticas públicas com nossa primeira cidade irmã, Milão e, em seguida, com Roma, principalmente em três áreas que estão, junto à saúde, à educação, à moradia e à segurança, bem centradas em nossos projetos: a mobilidade urbana sustentável e a segurança alimentar.

Pudemos também estar com o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, que tão bem nos recebeu, e, com quem trocamos ideias sobre intercâmbio cultural e preservação de patrimônio histórico, entre outras ações, trazendo encaminhamentos diplomáticos concretos para nossa cidade.

Porém, o ponto cume da missão foi o encontro com o Papa Leão XIV, em audiência. A temperatura na cidade – um calor ainda impróprio para o início do verão – era inferior ao do nosso interior! Pudemos ouvi-lo com atenção – em várias línguas! –, dirigir-se aos fiéis e comentar o Evangelho.

Todos ficamos tocados por sua simplicidade. Definiria como um reflexo de Jesus Cristo: manso e humilde de coração.

Nossa comitiva teve a oportunidade de cumprimentá-lo pessoalmente. Além do Prefeito Ricardo Nunes e sua esposa, Regina, também viajaram conosco, Édson Aparecido, Secretário de Governo; Rodrigo Goulart, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Cibele Molina, Secretária Executiva de Planejamento Estratégico, Vitor Sampaio, Chefe de Gabinete do Prefeito e o Presidente do Tribunal de Contas do Município, Domingos Dissei.


Cada um pôde entregar um presente e dizer-lhe algumas palavras ao Papa Leão. O Prefeito entregou-lhe, entre outros regalos, um belo quadro da cidade com Nossa Senhora de Aparecida abençoando a metrópole do alto – soubemos que o Papa tinha especial devoção à Ela –, aproveitando para convidá-lo para vir à São Paulo. Pudemos, por fim, agradecer-lhe sua já intensa dedicação à Igreja.

No dia seguinte, tivemos ainda o privilégio de uma visita guiada por D. Odilo à Basílica de São Paulo Extra Muros, Porta Santa do Jubileu, com profundas explicações teológicas. O Prefeito aproveitou especialmente para confiar nossa cidade ao Apóstolo, como comentou nos meios de comunicação. Logo pudemos palpar as reações emocionadas nas mídias sociais. Como São Paulo tem fé, fazendo jus ao nome!


De fato, este foi também mais um serviço do Prefeito: trazer a bênção para nossa cidade! Alto capital espiritual! Sugiro a experiência aos governantes! Vale a pena!

Angela Vidal Gandra da Silva Martins, secretária Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, professora de Filosofia do Direito da Universidade Mackenzie, é sócia da Gandra Martins Law, foi gerente Jurídica da Faesp, presidente do Instituto Ives Gandra de Direito, Filosofia e Economia exerceu o cargo de secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de 2019 a 2022.

fotos/divulgação

 



Comentários