Centro de Dignidade (CD), localizado em Poá (SP), movimenta mais de 500 mil produtos por ano; 4 mil pessoas direta e indiretamente são empregadas no espaço
Em comemoração ao seu 14° aniversário, a Gerando Falcões revitaliza seu galpão logístico, agora chamado de Centro de Dignidade (CD), a fim de gerar mais oportunidades de emprego e renda. A ONG investiu R$ 250 mil para verticalização do espaço, com 230 paletes para armazenar mais mercadoria, criação de uma sala de reunião com show room, automação na geração das rotas de coleta e entrega via tecnologia de empresa parceira, visando economia de combustível e redução de tempo, e a instalação de câmeras nos veículos utilizados para segurança dos trabalhadores. Só em 2024, 500 mil produtos foram movimentados pelo Centro de Dignidade, que auxilia na geração de renda de mais de 4 mil pessoas, entre colaboradores diretos da ONG e reeducandas, profissionais que atuam em bazares e mulheres participantes do projeto ASMARA.
![]() | |
|
“Com as transformações que fizemos no Centro de Dignidade, como a ampliação do espaço para mercadorias e otimização das rotas, conseguiremos recrutar mais mulheres para o projeto ASMARA, focado no empoderamento econômico do público feminino em vulnerabilidade social, além de tornar o abastecimento dos bazares da ONG mais ágeis, intensificando a distribuição das mercadorias e fazendo com que a população de baixa renda tenha acesso a peças de boa qualidade com preços até 75% abaixo da média“, afirma Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da ONG.
O Centro de Dignidade tem impacto direto na vida das pessoas. Por meio da iniciativa batizada de Reeducandas, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), mulheres em regime semiaberto têm a oportunidade de gerar renda própria e retomar o convívio social, desenvolvendo atividades remuneradas.
Atualmente, 10 mulheres atuam no local e fazem toda a parte de triagem, etiquetação e separação de itens que são colocados para venda. Iniciado em 2024, o projeto já impactou 30 pessoas e contribui para a redução de pena. “Além de adquirir novas habilidades e ganhar experiência profissional, elas também conseguem recuperar sua autoestima e dignidade”, explica Mayara.
ASMARA
Com o intuito de contribuir para geração de renda de mulheres que residem nas favelas e periferias, ASMARA faz parte das iniciativas de inclusão produtiva da Gerando Falcões. Cada mulher participante recebe um “microcrédito” em produtos como peças de vestuário, itens de cama, mesa e banho, cosméticos e eletroportáteis para comercializar na sua comunidade ou em locais de fácil acesso. Elas também recebem treinamento de capacitação em vendas, desenvolvem competências técnicas e socioemocionais e têm seu progresso acompanhado por líderes e mentores. Todos os itens são etiquetados, precificados e distribuídos via logística do Centro Dignidade.
Com pouco mais de um ano de atuação, o programa já impactou mais de 3 mil mulheres. Para 2025, a Gerando Falcões planeja expandir a iniciativa e dobrar o número de pessoas impactadas.
“ASMARA mudou o meu jeito de pensar e viver, me ajudando financeiramente, mas também me fazendo voltar a sonhar. A Carliene de hoje é diferente, empoderada e tem mais ambição para mudar a sua história”, conta Carliene da Silva, participante do projeto.
Sobre a Gerando Falcões:
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma missão audaciosa: transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.
Comentários
Postar um comentário