GURI nas Escolas Estaduais chega a Jales na E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva

 Iniciativa que amplia atuação do programa de educação musical já oferece mais de 20 mil vagas em  97 escolas estaduais; até o fim de 2025, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas. Integração à grade curricular da rede estadual não substitui as atividades  nos polos de ensino do GURI, que completa 30 anos em 2025

Aula de música do GURI nas Escolas. Crédito: imagem de YouTube (@SouGURI)

Em comemoração aos seus 30 anos, o GURI dá mais um passo na democratização da educação musical com o lançamento do GURI nas Escolas Estaduais. Essa nova iniciativa complementa e amplia a atuação do programa, permitindo que mais crianças, adolescentes e jovens tenham acesso à formação musical diretamente na rede pública de ensino. Essa expansão não substitui as atividades já consolidadas nos Polos Regionais, Polos Abertos e Polos na Fundação CASA, que continuam oferecendo ensino musical gratuito para milhares de estudantes.

O GURI nas Escolas Estaduais oferecerá, já em 2025, mais de 42 mil vagas em 200 escolas estaduais, com aulas de música integradas ao currículo escolar, atendendo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em diversas regiões do estado. 

Na região de São José     do Rio Preto são seis instituições de ensino, nos municípios de Cosmorama, Fernandópolis, Icém, Jales na E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva, à Rua Dirce Líbano dos Santos, 2856, Jardim América,  Planalto e Santa Adélia. 

O Estado de São Paulo deu um passo significativo na integração da cultura à educação com o lançamento oficial do programa, realizado na última sexta-feira (21), em Campinas. 

A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a Secretaria da Educação, busca fortalecer a formação de alunas e alunos da rede pública por meio da música, promovendo o desenvolvimento social, cultural e cognitivo. 

O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa, Marília Marton, e do secretário da Educação, Renato Feder.

Com um investimento superior a R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, o programa já está em funcionamento em 97 escolas do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 estudantes desde o início deste ano letivo. Agora, com a expansão, ainda mais alunas e alunos terão a oportunidade de vivenciar a música de maneira estruturada e integrada ao seu aprendizado diário.

As aulas do GURI nas Escolas Estaduais vão além do ensino instrumental: abordam apreciação musical, composição, improvisação e outros aspectos, alinhando-se às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. Além disso, a prática musical desenvolve competências essenciais, como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, impactando positivamente o desempenho acadêmico dos alunos em disciplinas como matemática e ciências.

Uma etapa essencial do programa é a capacitação de educadoras e educadores, que participaram do curso "Vivência Musical – Conhecendo o Guri", garantindo que os professores possam integrar a música ao currículo de forma eficaz e enriquecedora. “A formação dos professores é essencial para o sucesso do GURI na Escolas. Com essa capacitação, estamos garantindo que os educadores possam aplicar o conteúdo musical de forma eficaz e integrada ao processo de ensino”, reforça a secretária Marília Marton.

Com 30 anos de trajetória, o GURI já formou mais de 1 milhão de alunas e alunos e segue como uma das mais relevantes políticas públicas de educação musical no Brasil. Sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, a cada ano, o programa realiza mais de 2 mil apresentações musicais gratuitas, promovendo o acesso à cultura em todo o estado. Agora, com a chegada do GURI nas Escolas Estaduais, essa atuação se fortalece ainda mais, ampliando o impacto social do programa e garantindo que a música continue transformando vidas.



Comentários