MASP abre vão livre com performance de Anna Maria Maiolino


 

Em ‘KA’, a artista caminha em meio a ovos que simbolizam a fragilidade da vida. As sessões são gratuitas e ocorrem de 27 a 30 de março

 


Anna Maria Maiolino, Entrevidas, da série Fotopoemação, 1981

Foto: Henri Virgil Stahl

 

São Paulo, 27 a 30 de março de 2025

 

Após a conclusão do trabalho de restauro e revitalização da laje de cobertura do vão livre, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abre o espaço, agora sob sua gestão, com a exibição gratuita de KA, uma performance da artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino (1942). Reconhecida com o Leão de Ouro da 60ª Bienal de Veneza pelo conjunto da obra, Maiolino se apresenta de 27 a 30 de março.

 

KA é uma performance da série Entrevidas, criada em 1981 durante a ditadura militar no Brasil. Assim como na versão original, a artista caminha em meio a ovos espalhados pelo chão em referência à fragilidade da vida em tempos de incerteza. Na adaptação contemporânea, além do caminhar, Maiolino incorpora o gesto das palmas das mãos levantadas, como expressão de rendição. O gestual conecta-se tanto com a história de guerras e conflitos globais quanto com a violência urbana em cidades brasileiras, tornando-se um apelo poético-político por paz e desarmamento.

 

O título KA remete à antiga civilização egípcia, onde o termo designava o ato de levantar as mãos representado por um hieróglifo de braços erguidos. O gesto evocava significados como força vital, oferenda e proteção.

 

“O MASP é um dos museus mais importantes da cidade de São Paulo. Expandir sua atuação expositiva no vão livre, é uma maneira de incorporar a comunidade do entorno e democratizar o espaço do museu”, afirma Anna Maria Maiolino.

 

A performance marca o início da programação artística e cultural do MASP para o vão livre. A partir de 10 de abril, será exposta a instalação interativa O Outro, Eu e os Outros, do artista colombiano Iván Argote. Composta por duas gangorras de grandes dimensões, a obra convida o público a refletir sobre equilíbrio e movimento coletivo. Confira o press kit da exposição.

 

O restauro do Edifício Lina Bo Bardi, que inclui a pintura dos pórticos e a reforma da laje de cobertura do vão livre, foi viabilizado por meio do patrocínio das empresas AkzoNobel, Citi Brasil e Instituto Levy & Salomão. O vão livre também passa a ter wi-fi livre oferecido pela Vivo, mobiliário urbano, segurança e iluminação.


 

SERVIÇO

KA - Anna Maria Maiolino

Quinta-feira (27.3), às 20h

Sexta-feira (28.3), às 20h

Sábado (29.3), às 15h

Domingo (30.3), às 15h

 

Vão livre

Entrada gratuita
 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Edifício Pietro Maria Bardi

Av. Paulista, 1578 - Bela Vista

01310-200 São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

 

Site oficial
Facebook
X (ex-Twitter)
Instagram



Siga-nos no Google

https:folhanoroeste.blogspot.com/  

Comentários