Projeto Amizade - Idealizadora é agraciada com Moção de Aplausos apresentada pela vereadora Andrea Moreto

 Espaço de acolhimento proporciona capacitação e suporte emocional especialmente para mulheres que enfrentam desemprego, isolamento social e questões de saúde mental


Com o vaso de flores, a homenageada Carmen Conceição de Souza e a vereadora Andrea Moreto (de amarelo) (foto/ascomcmjales)

A vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves homenageou com Moção de Aplausos, Carmen Conceição de Souza, idealizadora e fundadora do Projeto Amizade.  A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira, 25 de novembro, do Legislativo Municipal, que contou com a presença de um grupo de participantes do projeto.

“É de grande valia o trabalho que vocês fazem em conjunto, nessa união de família. Um tirando o outro de um momento de tristeza ou depressão, e eu tive a oportunidade de conhecer, me envolver e entender o que é um projeto humanizado, sem cobrar nada. É totalmente voluntário e se coloca à disposição de cuidar de pessoas”, ressaltou Moreto.

O vereador João Valeriano Zanetoni parabenizou a parlamentar pela propositura e elogiou a iniciativa de Souza. “É um trabalho exemplar que a senhora vem fazendo, com muita dedicação. Quem a conhece, sabe do trabalho, do empenho e do carinho com que a senhora faz isso”, declarou.

 Em sua justificativa ao apresentar a  Moção de Aplausos, a parlamentar Andrea  Moreto lembrou o trabalho realizado por Carmem Conceição  enfatizando que “com seu espírito solidário e visão humanitária, criou o Projeto Amizade como um espaço de acolhimento, apoio e oportunidade”, ressaltando ainda que desde a sua fundação, em 18 de novembro de 2018, “o projeto tem sido um verdadeiro farol para a comunidade, oferecendo capacitação e suporte emocional, especialmente para mulheres que enfrentam desafios como desemprego, isolamento social e questões de saúde mental”.

Moreto acrescentou ainda que a iniciativa surgiu da “percepção sensível da Sra. Carmen sobre a necessidade de promover um ambiente de convivência, aprendizado e geração de renda”, com foco em cursos de artesanato, como pintura e bordado, que o projeto “tem ajudado inúmeras mulheres a adquirirem novas habilidades, não apenas como uma forma de terapia ocupacional, mas também como uma oportunidade de melhorar a renda familiar”, lembrando também que durante a pandemia “essa iniciativa se tornou ainda mais vital, com apoio e acolhimento aos participantes que enfrentaram, além do isolamento, a perda de renda e o impacto na saúde mental”.

Atualmente, o projeto conta com 25 alunas, já tendo atendido cerca de sessenta mulheres ao longo de sua trajetória. No documento, Moreto destaca que a dedicação de Carmen Conceição de Souza, 56 anos, natural de Sud Mennucci – região de Araçatuba –, é um exemplo de solidariedade e perseverança.  “Viúva, mãe de dois filhos e avó de seis netos, ela tem inspirado muitas pessoas com sua força e determinação ao criar um espaço onde a inclusão, a empatia e o respeito ao próximo são colocados na prática” relatou Moreto.

Ao final, a vereadora Moreto conclui alegando que em reconhecimento a essa iniciativa altruísta, que “promove a dignidade e a autoestima das mulheres a Câmara Municipal de Jales expressa os seus mais efusivos aplausos à Sra. Carmen Conceição de Souza, incentivando-a a continuar com essa importante missão de impacto social e empoderamento comunitário”.


Comentários