Carrefour Property: conheça o braço imobiliário do grupo no Brasil

 



Com a estratégia de diversificar patrimônio, empresa já tem mais 20 milhões de metros quadrados de landbank

O blog trouxe recentemente um conteúdo que destaca como empresas de outros segmentos, entre eles marcas de varejo e indústria farmacêutica, estão diversificando os seus patrimônios, direcionando ativos para o mercado imobiliário (leia aqui). Agora, vamos mostrar um case emblemático: o Carrefour Property, unidade de negócios imobiliários do Grupo Carrefour Brasil.

Na estratégia da empresa, que chegou ao país em 1975 com o conceito de hipermercado, inédito no Brasil, está o de destravar o valor dos terrenos do grupo no país, contribuindo para adensar áreas onde há operações de varejo, atacarejo e clube de compras, com diferentes formatos de empreendimentos, como torres residenciais e corporativas. O Carrefour Property tem mais de 500 ativos próprios, totalizando mais de 20 milhões de metros quadrados de landbank (banco de terras). Um exemplo é o desenvolvimento de um complexo em São Paulo. A Riva Incorporadora vai incorporar e construir residenciais nas áreas adjacentes às atuais operações do grupo.

Os empreendimentos do Carrefour Property aparecem com destaque na mídia. Matéria do portal Exame, por exemplo, contou a trajetória da primeira unidade do grupo francês, em 1975. “A primeira unidade de grandes proporções que combinou mercado e itens de lojas de departamento, como eletrodomésticos, roupas e bazar, foi inaugurada na Marginal Pinheiros, na Zona Sul em São Paulo (SP), local afastado do centro histórico da cidade. Quase 50 anos depois, o terreno de 65 mil metros quadrados fica em uma das principais áreas de expansão imobiliária da capital paulista – e o Carrefour vê espaço para participar ativamente dessa transformação”, afirmou o texto.

A publicação complementou que nessa unidade o hipermercado dará origem a um complexo multiuso que mescla apartamentos residenciais, salas comerciais e área de varejo. “Batizado de Paseo Alto das Nações, o complexo conta com um centro comercial de 20 mil metros quadrados – considerando os 15 mil m² já existentes do hipermercado e outros 5 mil m² adicionais, entregues no final de 2022”, destacou a reportagem. Já a área de estacionamento, de acordo com a matéria, dará origem a três outras torres: uma corporativa, uma residencial e uma mista, que serão entregues até 2026 e erguidas pelas construtoras parceiras WTorres e EzTec.

Foto: Divulgação

Paseo Alto das Nações também foi tema de matéria do portal Istoé Dinheiro. De acordo com o texto, a construção do complexo é a materialização de uma estratégia gestada desde 2013. “Ela tomou tração a partir da criação da unidade imobiliária autônoma para tocar esse negócio quando eu cheguei em 2021”, afirmou ao site Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property. A matéria lembrou ainda que o grupo tem uma tradição de comprar os imóveis onde constrói seus mercados e hipermercados. Segundo Liliane, cerca de 75% das lojas estão hoje alocadas em lote próprio.

E ainda há mais para se fazer no futuro. Além do prédio na Marginal Pinheiros, já foram anunciados outros dois empreendimentos no bairro de Interlagos, São Paulo, e em Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, ambos em parceria com a incorporadora Riva e Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em mais de R$ 600 milhões. Liliane contou ao portal que há planos para mais 50 empreendimentos. “São projetos longos. A partir do momento que fecha o negócio, até aprovação legal e começar a construir são dois anos, até três dependendo da municipalidade”, explicou a CEO do Carrefour Property.

Urban Systems tem desenvolvido vários trabalhos de diversificação de patrimônio, oferecendo suporte completo para avaliar o portfólio de forma estratégica. “Buscamos as melhores soluções comerciais e de negócios, sempre alinhadas aos objetivos e interesses de cada cliente – seja manter, vender, alugar ou reorganizar os ativos. Se você possui um portfólio diversificado, com escritórios, apartamentos, fazendas, sítios ou shopping centers, venha conversar conosco. Temos a solução ideal para você!” João Bosco Silveiradiretor de Patrimônio da Urban Systems.

Quer saber mais sobre gestão de patrimônio imobiliário? Fale com a Urban Systems!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Fontes:

Diversificar o patrimônio com foco no mercado imobiliário é estratégia de empresas tradicionais

O lado imobiliário do Carrefour: como varejista fatura com terrenos das lojas

Carrefour aposta em braço imobiliário e prevê entregar em 2025 novo prédio mais alto de SP

Comentários