A FITUR 2025 promove o orgulho do Turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento social e económico sustentável


Organizada pelo IFEMA MADRID, a Feira Internacional de Turismo terá lugar de 22 a 26 de janeiro de 2025 com o firme compromisso de promover o intercâmbio de conhecimentos e os negócios.


Na sua 45.ª edição, a FITUR alinha-se com o desafio global do turismo e coloca a sustentabilidade no centro da sua programação, de forma a contribuir para um crescimento económico coeso.



Madrid, 26 de novembro de 2024. - O turismo atingiu os 790 milhões de turistas internacionais, gerando um impacto económico global direto de aproximadamente 3,4 mil milhões de dólares nos primeiros sete meses de 2024, de acordo com a ONU Turismo. Perante estes valores, a Feira Internacional de Turismo, que encerrou a sua última edição com mais de 250 000 assistentes e a participação de 9000 empresas em representação de 152 países, alinha-se com o desafio global do setor e reforça o seu compromisso com a promoção do turismo responsável, convidando os seus profissionais a reforçar o seu orgulho de pertença.


Assim, a FITUR, que terá a sua próxima edição de 22 a 26 de janeiro, organizada pelo IFEMA MADRID, convoca o mercado turístico mundial colocando a sustentabilidade no centro do seu programa, com o objetivo de contribuir para um crescimento económico coeso e de dar a conhecer práticas respeitadoras com impacto positivo e replicável, de forma a continuar a melhorar a qualidade da atividade turística.


É precisamente este o objetivo de dois dos seus grandes projetos. Por um lado, o Observatório FITURNEXT, a plataforma da FITUR para a promoção de melhores boas-práticas, que há seis edições trabalha ao longo de todo o ano para identificar e analisar iniciativas implementadas a nível global por destinos, empresas e organizações sobre um determinado desafio do setor. Nesta ocasião, o Desafio 2025 centrou-se na forma como o turismo pode contribuir para uma gestão sustentável dos alimentos e, após a análise de quase 300 propostas, os vencedores foram: Rutas Gastronómicas Sostenibles de Extremadura (Espanha), Hurtigruten Cruises (Noruega) e Too Good To Go (Dinamarca).


Por outro lado, o FITUR 4all, o espaço que, pelo segundo ano consecutivo, aproxima todas as pessoas com necessidades de acessibilidade a destinos e serviços turísticos com o objetivo de promover o turismo inclusivo. Este projeto, para além de premiar as melhores iniciativas, vai criar o primeiro Guia de Boas-Práticas sobre Acessibilidade em 2025 para incentivar o empenho no desenvolvimento e promoção do turismo inclusivo em todo o mundo.

 

O turismo, uma plataforma de crescimento económico e social com grande responsabilidade


Para além do objetivo de inspirar os profissionais a adotar práticas sustentáveis que contribuam para a proteção da natureza e das comunidades locais, bem como de promover uma participação responsável na Feira, a FITUR 2025 pretende também fomentar o orgulho dos seus profissionais em pertencer a um setor crucial que gera um impacto positivo no desenvolvimento económico e social.  Neste contexto, toda a cadeia de valor do turismo contribui para a criação de emprego, a preservação da diversidade cultural e do património histórico, o estímulo ao investimento em infraestruturas e serviços e a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Fazer parte desta indústria significa estar no centro de uma atividade que, para além da sua contribuição para as economias, cria espaços de intercâmbio e de respeito mútuo, contribuindo para a compreensão entre culturas, a cooperação global e o progresso.


Por conseguinte, sob o lema "Orgulhosos. Somos turismo", a FITUR apela a todos os participantes e visitantes para que se juntem a esta transformação no sentido de um turismo mais responsável e que contribua com mais-valias reais e duradouras para o planeta e as pessoas.

Comentários