Programa Coaching para Jovens Administradores beneficia profissionais registrados no CRA-SP



Iniciativa prepara os recém-formados a encontrarem um propósito dentro de suas carreiras, acelerando o crescimento profissional (foto/cra/sp)

No último mês de junho, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, em parceria com o seu Grupo de Excelência em Coaching e Mentoring - GEC, concluiu a 9ª edição do Programa Coaching para Jovens Administradores - PCJA, que tem como objetivo  facilitar o rito de passagem da vida acadêmica para a profissional e diminuir o tempo de amadurecimento em relação à carreira.

Promovido sempre de forma gratuita, o PCJA já impactou mais de 400 pessoas entre profissionais e estudantes de Administração e, em 2024, passou a ser ofertado como um benefício exclusivo aos registrados e adimplentes no CRA-SP, formando, neste novo modelo, quatro profissionais.

De acordo com Vera Cecilia Motta Pereira, membro do GEC e coach do programa, embora o coaching não seja exclusivo da Administração, o trabalho realizado pelo CRA-SP mostra como ele pode estar presente na rotina dos profissionais da área. “A prática tem sido, costumeiramente, aberta a várias formações. É uma atividade e não uma profissão, por isso o nosso grupo é formado por administradores, psicólogos, economistas, engenheiros e outros. Porém, todos nós participamos, em algum momento, de experiências gerenciais e de liderança e trazemos para as discussões as várias faces do exercício da Administração”, explicou. 

Resultados 

A última edição do programa foi  dedicada àqueles que se  formaram há no máximo cinco anos e durou dois meses. O evento inicial de lançamento contou com a participação de mais de 100 pessoas, que tiveram o primeiro contato com o programa e puderam entender como o coaching contribui para a reflexão sobre os sonhos, propósitos e metas de carreira. Após essa fase, aqueles que se inscreveram e cumpriram as exigências da edição passaram por entrevistas individuais com os coaches. 

No total, o programa contabilizou 20 horas de treinamento em 12 sessões nos meses de maio e junho, nas quais foram discutidos temas como autoconhecimento, competências profissionais e objetivos de carreira, e elaborado um Plano de Desenvolvimento Autogerenciável – PDA. 

Para Wando Cruz, um dos quatro concluintes da edição, o programa foi uma grande oportunidade para se conectar com outros jovens profissionais. “Foi muito gratificante e trocamos muitas informações importantes. Tanto que hoje eu trabalho na mesma empresa em que o Jeferson (outro participante). Quando abriu uma vaga lá, eu me inscrevi e ele me indicou”, conta. 

Já para Jussara Sanches, o programa ajudou a ter convicção de seu propósito de vida, alinhado à carreira. “A palavra que resume até aqui é gratidão. Foi uma honra participar desse projeto, no qual eu aprendi a criar estratégias para viver o meu propósito. Um exemplo é que o meu foco era fazer uma faculdade de gestão de pessoas e eu ganhei uma bolsa de estudos na instituição na qual me especializei em recrutamento e seleção. Esse projeto fez não somente eu focar no meu propósito, mas ir além daquilo que está proposto”, compartilha. 

Acompanhe, no portal e nas redes sociais do CRA-SP, as produções e iniciativas realizadas em parceria com os Grupos de Excelência do Conselho. 

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Comentários