Preparativos para o 60º FEFOL entram na reta final com ensaios do espetáculo de abertura e reparos no Recinto


Os preparativos para o grande evento que será  apresentado na Capital Nacional do Folclore foram iniciados com os ensaios para a abertura  do festival 


A menos de 15 dias para o início da edição especial de 60 anos do Festival Nacional do Folclore da Estância Turística de Olímpia, a expectativa é grande e os preparativos seguem acelerados. O 60º FEFOL será realizado de 03 a 11 de agosto de 2024, com entrada gratuita, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.

Um dos momentos mais emocionantes da festa é o espetáculo de abertura, tradicionalmente elaborado pela secretaria municipal de Educação. A apresentação, que inaugura a semana de festividade, ocorrerá na noite do sábado, dia 03 de agosto, preenchendo a arena do Recinto com um verdadeiro show de cultura, sons, cores e ritmos.

Fazendo referência ao tema da edição de 60 anos, “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”, o enredo fará uma viagem pela história da cidade e do festival, resgatando aspectos econômicos e sociais característicos da época de fundação do município até os primórdios do Festival do Folclore, que nasceu nas escolas, por iniciativa do saudoso Professor José Sant’anna, que, ao lado de outros educadores, procuraram incentivar o estudo e as pesquisas sobre o folclore, o que até hoje é realizado durante o ano letivo, enraizando o amor pela cultura já na infância, no dia a dia das crianças olimpienses, nas escolas municipais.

Assim, o espetáculo mostrará para o público o porquê Olímpia é a Capital Nacional do Folclore, lugar que reúne o Brasil inteiro, há 60 anos. Gente de norte a sul desse imenso país se encontra para viver nessa festa a certeza de que o Folclore tem chão e que o destino é certeiro, que Olímpia se tornou, e assim continuará, o solo sagrado do Folclore Brasileiro. Os ensaios tiveram início nas escolas, meses atrás, e, agora, caminham para a reta final, no Recinto do Folclore. Roupas e adereços também estão sendo confeccionados pela equipe da Educação e das escolas para deixar tudo pronto para o grande dia.

Repleta de cenas, cores e emoção, a abertura será embalada também por diversas canções, entre elas a música-tema do FEFOL deste ano, “FEFOL há 60 anos”, cuja letra e melodia pode ser conferida no link https://www.folcloreolimpia.com.br/-musica-tema60FEFOL/.

Este ano, o espetáculo contará ainda com número recorde de participantes. Serão cerca de 600 envolvidos, a maioria deles alunos da rede municipal de ensino, além de professores, funcionários e amigos da Educação. Entre os participantes convidados estão a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, Colégio Liceu, os grupos parafolclóricos olimpienses, Frutos da Terra, GODAP e Anástasis, Companhia Arte N’Alma e o Projeto Iniciação Teatral Olímpia. A apresentação especial de 60 anos terá ainda uma novidade: a participação inédita de dançarinos dos grupos visitantes do FEFOL, que estão ensaiando à distância, provando que o Festival de Olímpia celebra mesmo o Brasil inteiro.

A produção da abertura tem o roteiro e a música-tema de autoria da professora Taíse Renata da Cruz, figurinos e cenários das professoras Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Taíse Renata da Cruz, direção artística do professor Alan Saviolo Duran, direção técnica do professor Tiago Pessoa Lourenço, coordenação da Supervisora de Ensino, Maristela Aparecida Araujo Bijotti Meniti, direção geral da Secretária Municipal de Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha, e narração de Luísa Magro Lourenço.

Além do espetáculo de abertura, as crianças da rede municipal também ensaiam para as demais atividades como a participação no Minifestival, no qual os alunos representam as danças dos diversos estados brasileiros, em uma programação realizada no período da tarde, entre os dias 05 e 09 de agosto, com entrada gratuita.

PREPARATIVOS RECINTO

Para receber o público esperado de 180 mil pessoas durante os nove dias de festa, o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” está recebendo reparos elétricos, estruturais e pintura nas barracas, arquibancada e demais espaços. A decoração da festa deste ano também começou a ser montada, com chitas, fitas e elementos que trarão cor, movimento e alegria para o maior encontro do folclore brasileiro.

Ao todo, 60 grupos de 17 estados, das cinco regiões brasileiras, se apresentarão no 60º FEFOL, encantando e envolvendo o público. O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros.

A programação completa do 60º FEFOL está disponível no link: https://tinyurl.com/Programacao-FEFOL2024

CANAIS OFICIAIS:

http://www.folcloreolimpia.com.br              

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/FolcloreOlímpia

Comentários