Genealogia de Jesus e Evolução do Espírito

 





A genealogia para o povo judeu ao tempo de Jesus e mesmo antes, não era considerada um simples registro de antepassados e datas, era mais do que isto, era uma conexão com a identidade, a pureza da descendência e as promessas divinas. Cada nome tinha uma representação na história do povo e de alguma forma sinalizava uma participação nas promessas de Deus.
Para os evangelistas Jesus era o personagem mais importante de toda história judaica, por isto, dois deles (Mateus e Lucas) traçam sua genealogia como era tradicional na literatura hebraica (Cf. Gn 5:1Gn 10:1Gn 11:10Gn 11:271 Crônicas, 1 a 8).
 Do ponto de vista histórico estas genealogias dos evangelistas têm alguma divergência o que em nada desqualificam as anotações nem a personalidade do biografado.
Alguns comentaristas tentam explicar as diferenças alegando que Mateus traçou uma genealogia a partir de José, e Lucas a partir da descendência de Maria. Isto é possível, mas pouco provável. Por quê?
É possível porque Lucas ao escrever o seu Evangelho valeu-se entre outras pesquisas de informações preciosas fornecidas por Maria a mãe de Jesus[i], desta forma pode ele ter querido homenagear a mãe de nosso Senhor colocando sua descendência a partir dela. Porém, é pouco provável, pois a genealogia legal de acordo com o costume judaico era dada pelo homem; contada a partir da semente de uma mulher não era comum na época[1].
O mais certo é que não tinham a intenção de apresentar listas absolutamente completas, apenas um sumário.
Cremos que o motivo de tal divergência encontra-se no objetivo dos evangelistas. Conforme nos informa a Irmã Aíla Pinheiro em e-mail trocado por nós:
A genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus está dentro do objetivo do autor, que é mostrar Jesus como o Moisés por excelência (o mais excelente mestre) e como o messias prometido para Israel, o filho de David.
Da mesma forma que Moisés, Jesus depende de mulheres e, principalmente, de mulheres estrangeiras. 
Como filho de David, ou seja, messias de Israel, a história dos antepassados está dividida de modo a deixar David no centro. 
A palavra David, em hebraico, significa 14 (D = 4; V= 6; D = 4), por isso, Mateus elenca apenas 14 gerações para cada período da história de Israel:
"Assim todas as gerações desde Abraão até David são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações" (Mt 1:17).
 
A genealogia de Lucas tem o mesmo objetivo do autor do terceiro evangelho que é apresentar Jesus misericordioso salvador da humanidade inteira.
Nos melhores manuscritos o número de pessoas de Jesus a Adão soma 77.
Na numerologia judaica e na Cabala, o número 77 está associado à completude e perfeição divina.
No geral, o número 77 é visto como um número altamente significativo e espiritualmente completo nas tradições místicas judaicas. 
A palavra hebraica para "conclusão" ou "perfeição" (shalom) tem um valor numérico de 77.
Alguns Cabalistas associam 77 aos 77 nomes de Deus, representando a natureza multifacetada do divino.
E a genealogia de Jesus vai até Adão (Adam) a humanidade, Adam tirado da Adamah, em latim: a humanidade tirada do humus.
Portanto, ao que nos parece a Genealogia de Jesus é mais teológico-simbólica do que histórica, a partir desta constatação importa-nos fazer uma analogia entre a Genealogia de Jesus e a evolução do Espírito que segundo entendemos, segue o mesmo ritmo.
*****
Para o Espiritismo, Jesus é um Messias Divino[ii], isto é, um Espírito que atingiu a perfeição e se tornou infalível.[iii]
Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier aprofunda o entendimento:
Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os
fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros
e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam
as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.
Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus
um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu,
nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da
organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.
A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da
nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as
balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria
em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor
à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu
Evangelho de amor e redenção.[iv]
Assim, aprendemos que Jesus é o Governador Espiritual do planeta Terra e isto, há mais de quatro bilhões e meio de anos. Portanto, esta é no mínimo a idade de Jesus como Messias Divino. Com isto depreendemos que sua autoridade não se dava devida a nenhuma genealogia humana, ela era assim, espiritual, devido à Sua Evolução. Seu Espírito dominava a matéria de uma maneira absoluta.[v]
Este Messias precisava encarnar em nosso planeta tomando um corpo físico semelhante ao nosso. Para que isto se desse seria necessário pelo menos duas situações:
  • Um povo que tivesse a certeza da existência de um só Deus para recebê-lo
  • Uma adaptação de seu perispírito aos fluidos terrestres
Para atender à primeira necessidade, no momento oportuno Deus através de inspiração convidou Abrão a deixar a mesopotâmia, a terra de seus pais, para formar uma nova descendência à qual culminaria em Jesus. Abrão assim fez, tornou-se Abraão (pai de muitas nações[vi]) que é o primeiro da genealogia mateana.
Podemos assim como primeira conclusão dizer que a formação do povo hebreu foi imprescindível para a encarnação de Jesus.
Quanto à adaptação de seu perispírito ao planeta não temos como avaliar devido nossa falta de conhecimentos mais amplos da realidade espiritual, todavia é certo que ela teve de ser feita pois a substância do perispírito varia de acordo com o planeta; e no caso de Jesus a dificuldade era ainda maior, pois como vimos há mais de quatro bilhões e meio de anos ele não encarnava em mundos físicos; segundo Emmanuel sua verdadeira genealogia se confunde na poeira dos sóis que rolam no Infinito.[vii]
Desta forma nada podemos afirmar com certeza nem como se deu tal adaptação e nem quanto tempo levou, porém podemos lançar uma questão quanto ao tempo:
O preparo do povo se deu em quarenta e duas gerações, aproximadamente dois mil anos, conforme as anotações de Mateus, será que podemos usar a mesma equação como sugestão para a adaptação de seu corpo espiritual e de seu corpo físico para a encarnação?
*****
Passemos a outro tópico.
Comentamos no início deste estudo que entendemos que a Genealogia de Jesus e a evolução do Espírito têm o mesmo ritmo.
Aprendemos que o objetivo da evolução é a restauração da imagem divina em nosso espírito (Gn, 1:27); Jesus é a Imagem do Deus invisível (Cl, 1: 15)
Conforme temos aprendido no estudo desta matéria, toda evolução é feita em escalas setenárias. Se pudermos fazer um gráfico da evolução do princípio inteligente, a figura mais apropriada para esta representação é a de uma espiral.
A genealogia de Jesus tem esta configuração. Em Mateus temos 42 gerações o que é uma equação de sete. 42 = 6x7; Em Lucas temos 76 nomes que é 70 + 6.

Para ler o texto completo acesse o Blog Espiritismo e Evangelho

A genealogia para o povo judeu ao tempo de Jesus e mesmo antes, não era considerada um simples registro de ant...



[1] Não podemos esquecer que a primeira profecia quanto à vinda do Messias, Gn, 3: 15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
 


Notas Bibliográficas:
 
[i] XAVIER, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. Rio de Janeiro: FEB, 1941. 2ª parte, capítulo 8
[ii] KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo cap XV Item 2 acessado pelo site: https://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/A%20Genese.pdf em 08/07/2024
[iii] KARDEC, Allan.  Revista Espírita. de Fevereiro de 1868 pag. 78, acessado pelo site: https://www.febnet.org.br/ba/file/Downlivros/revistaespirita/Revista1868.pdf em 08/07/2024
[iv] XAVIER, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. A Caminho da Luz. Rio de Janeiro: FEB, 1939 cap. I
[v] KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo cap XV Item 2 acessado pelo site: https://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/A%20Genese.pdf em 08/07/2024
[vi] Romanos, 4: 17
[vii] XAVIER, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. A Caminho da Luz. Rio de Janeiro: FEB, cap. III

Para consultas bíblicas: Site: https://search.nepebrasil.org/
 
Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho no Miudinho
Disponíveis também em:
 
 Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu   

Leia também:  Princípios Fundamentais da Doutrina Espírita


Evolução do Princípio Inteligente A existência do princípio espiritual é uma realidade; do mesmo modo que podemos demonstrar a realidade d...

No princípio criou Deus os céus e a terra (Gn, 1: 1) O Evangelho tanto qua...

ADMIRO-ME QUE TÃO DEPRESSA ABANDONEIS AQUELE QUE VOS CHAMOU PELA GRAÇA DE CRISTO, E PASSEIS A OUTRO EVANGELHO. NÃO QUE HAJA OUTRO,...

Comentários