Crenças no Espírito Santo bíblico e espírita

José Reis Chaves



A evolução das ideias religiosas não para nunca. Jesus diz que os pecados têm perdão, mas o contra o Espírito Santo não tem perdão nem nesta vida nem em outra do futuro. (São Marcos 3: 28 e 29).

Mas tendo em vista que a Bíblia tem várias interpolações no decorrer dos tempos, não seria isso mais uma para dar uma freada nas reações contrárias à criação do Espírito Santo? A criação dele era necessária, pois a Santíssima Trindade tinha que ter três Pessoas para ser trina.

E sobre o pecado sem perdão contra o Espírito Santo, na verdade, nenhum pecado é perdoado, pois Jesus disse que ninguém deixará de pagar tudo até o último ceitil. (São Mateus 5: 26). Realmente, como dizemos muito, Deus não perdoa os nossos pecados, pois é a lei de causa e efeito que funciona, como vimos acima em São Mateus.

Médium é uma palavra criada por Kardec. E sempre existiram médiuns, desde priscas eras, com vários nomes: pajés, chamãs, pneumatas etc. Pneumatas eram os médiuns entre as primeiras gerações cristãs.



Como vimos, desde épocas remotas, sempre houve pessoas com mediunidade, aquela de receber espíritos que se comunicam conosco através de médiuns pela escrita, a que se dá o nome de psicografia. E há também a comunicação por palavras, quando o espírito nos fala, usando a boca do médium. Esta comunicação recebeu o nome de psicofonia, e o médium desse fenômeno é psicofônico. Chico Xavier tinha essas duas modalidades mediúnicas. E, apesar de só ter somente estudado até as quatro séries do primeiro grau, deixou-nos 500 livros mediúnicos de alto nível de várias áreas da Ciência, da Filosofia, da Teologia e da Psicologia, já traduzidos para cerca de 20 línguas, o que nos mostra que são mesmo conhecimentos dos espíritos, pois, como vimos, o conhecimento dele era primário.

Houve épocas em que o Espírito Santo, em alguns países, ficou mais importante do que Jesus. Tenho dito muito que, para as traduções do grego bíblico para português, o artigo correto antes do Espírito Santo é o indefinido ‘um’, pois é um “daimon, espírito humano, plural “daimones” no grego da Bíblia, traduzidos por demônios, que podem ser bons ou maus, mas são humanos (Primeira Carta de João 4: 1). Assim era com os pneumatas antes da criação do Espírito Santo Trinitário, e assim continua sendo sempre um espírito humano que se manifesta. Um bispo da CNBB, há poucos dias, disse nos meus contatos no Facebook, que ser cristão é amar Jesus e seguir seus ensinamentos, e que isso virou o Espírito Santo... Para a Bíblia e o espiritismo, como vimos, isso não está certo.

José Reis Chaves é professor de português e literatura formado na PUC Minas,  jornalista, escritor, entre seus livros: "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Ed. EBM-Megalivros, SP, ambos lançados também em Inglês nos Estados Unidos e tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, Ed. Chico Xavier.  contato@editorachicoxavier.com.br Cássia e Cléia. Programa “Presença Espírita na Bíblia, na TV Mundo Maior” e coluna no jornal O Tempo de Belo Horizonte. Vídeos de palestras e entrevistas em TVs no Youtube e Facebook. 

PS: Com este colunista “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior. Palestras e entrevistas em TVs com ele (You Tube e Facebook). Seus livros estão na Amazon, inclusive, os em Inglês. Palestras e entrevistas em TVs no Youtube e Facebook e a tradução da Bíblia, NT. Contatos: Cássia e Cléia contato@editorachicoxavier@gmail.com e jreichaves@gmail.com

 

 

Comentários