80 anos de Paulo Leminski: encontro literário em homenagem ao poeta será realizado na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

 

Aline Bei, Jr. Bellé, Tarso de Melo e as filhas do autor homenageado, Estrela e Aurea Leminski, compõem a lista de palestrantes que vão proporcionar ao público um mergulho na vida e obra de Paulo Leminski

No dia 03 de agosto (sábado), a partir das 10h30, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, localizada no bairro do Morumbi, vai homenagear um dos mais celebrados autores da literatura brasileira: Paulo Leminski. O encontro literário vai reunir convidados referenciais para discutir aspectos da vida e da produção literária do poeta curitibano, que neste ano completaria 80 anos. Na ocasião, será inaugurada uma pequena exposição sobre o poeta, que estará aberta à visitação até outubro.


Esse evento faz parte da programação da Série Literária da Fundação. “Faremos um mergulho na obra de Leminski, tanto pelo viés artístico quanto acadêmico.”, afirma o escritor Felipe Franco Munhoz, que, junto com o editor Rodrigo Lacerda, é responsável pela curadoria do evento.


A abertura do encontro caberá às filhas do autor: a escritora e compositora Estrela Leminski e a jornalista e presidente do Instituto Paulo Leminski, Aurea Leminski. Será um bate-papo descontraído que trará um panorama geral sobre a vida, obra e legado do escritor, uma oportunidade de conhecê-lo a partir de um ponto de vista mais íntimo.


Após o almoço, a partir das 14h, o poeta Jr. Bellé traz ao público uma conversa sobre as quatro biografias escritas por Paulo Leminski – de Bashō, Cruz e Sousa, Leon Trótski e Jesus Cristo – e como essas produções escondem traços autobiográficos. Doutorando em Estudos Literários pela UFPR e Mestre em Estudos Culturais pela USP, Jr. Bellé produziu sua dissertação de mestrado sobre o assunto.


Em seguida, às 15h, o poeta Tarso de Melo, que colaborou na reedição da correspondência entre Leminski e Régis Bonvicino, vai falar sobre a poesia de Leminski. Dos haicais aos trocadilhos, Melo analisará a proposta poética do escritor curitibano, dividindo com o público as principais características de sua obra.


Encerrando o encontro, a escritora Aline Bei lerá poemas de Leminski, autor que é uma de suas principais referências literárias. A partir das 16h, Aline fará uma intervenção poética que dialogará com a obra do homenageado.


“Eu tão isósceles”

Nascido em 24 de agosto de 1944, em Curitiba (PR), Paulo Leminski Filho é um dos maiores nomes da literatura contemporânea nacional. Além de escritor e poeta, foi tradutor, músico, crítico literário, jornalista, publicitário e professor. Sua obra foi traduzida para diversos idiomas, incluindo italiano, francês e alemão.


Aos 19 anos conheceu os criadores do concretismo brasileiro, que inspirariam profundamente sua produção: Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. Escreveu para revistas de vanguarda, como Raposa e Muda, e realizou parcerias musicais com alguns outros artistas, dentre eles Caetano Veloso e Itamar Assumpção.


“Referência para toda uma geração, Leminski absorveu diversas influências, chegou a um estilo muito próprio e cravou a sua marca na poesia brasileira do século XX”, diz Munhoz.


Série Literária “Vamos Falar De...”

Chegando ao seu terceiro ano, a série literária traz uma novidade: para além de discutir a obra de grandes autores, como nos encontros sobre os 500 anos de Luís de Camões e 80 anos de Paulo Leminski, os eventos ainda abordarão as literaturas africana e russa em outubro e dezembro.


SERVIÇO

Evento: “Vamos falar de... Paulo Leminski”

Dia 03/08, das 10h30 às 17h, com intervalo para almoço, das 12h às 14h

Almoço opcional: R$ 85 (prato principal, suco e sobremesa)

Ingressos pelo site do Sympla

Meia entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Valete no local

Av. Morumbi, 4077 - São Paulo (SP)

Reservas pelo telefone: (11) 37420077

 


Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/

Comentários