Saúde: Município de Jales recebe certificação estadual por boas práticas em HIV/Aids

 Na quarta-feira (25), o município de  Jales esteve presente no Fórum de Dirigentes promovido pelo Programa Estadual IST/Aids,


A coordenadora do SAE/CTA Dieine Morise Garcia e Goher
Lima Gonzales, facilitadora do programa Boas Práticas durante do evento 

O evento discutiu as metas prioritárias para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis e o município acabou premiado com o Selo Prata de Boas Práticas em HIV/aids pelo desempenho apresentado entre 75% a 89% dos indicadores avaliados. 

Na oportunidade foi avaliado o plano de ação implantado, com destaque para a publicação de boletins epidemiológicos das ISTs, ampliação da testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C, implantação de novas unidades que ofertam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), monitoramento da adesão ao tratamento pelos serviços especializados, existência no município de Comitês para a investigação de t do na luta contra a epidemia.

Palestras  foram ministradas por Artur O. Kalichman, do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST da SVSA/MS, que abordou as diretrizes nacionais para as IST/aids, e Rosa Alencar e Roberto José Carvalho da Silva, da coordenação estadual de IST/aids SP, que abordaram as diretrizes estaduais para as transmissão vertical e mortalidade por HIV/aids.

O Programa de


Dieine Morise exibindo orgulhosamente o certificado Selo Prata de Boas Práticas  por cumprir o desempenho exigidos em HIV/AIDS dos indicadores avaliados


Qualificação para obtenção de Selos de Boas Práticas em HIV/AIDS visa apoiar os municípios na melhoria da atenção à saúde voltada ao HIV/AIDS, abrangendo todas as etapas do contínuo cuidado. O objetivo principal é capacitar os serviços especializados em HIV/AIDS, promovendo uma melhoria contínua e sustentável nos processos das instituições de saúde e dos municípios, acelerando a resposta do esta

 IST/aids. A equipe da coordenação estadual deu sequência ao evento, abordando as estratégias prioritárias nos eixos prevenção, ampliação ao diagnóstico, assistência e qualidade da informação da vigilância em saúde.

A implementação de boas práticas nos municípios reflete a eficácia, a confiabilidade das informações e a eficiência das atividades gestoras.  A abordagem focada no modelo do contínuo cuidado em HIV/AIDS permite que os gestores identifiquem dificuldades e implementem soluções sustentáveis que impactam positivamente a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A coordenadora Dieine Morise Garcia, do SAE/CTA do município de Jales, ao falar sobre a conquista enfatizou que o percurso foi desafiador e árduo. “Reforçamos os pactos entre os diversos serviços do SUS prestados pelo município e iniciamos alguns novos. Fortalecemos os laços entre os profissionais da equipe SAE e a equipe do CRT do Estado de São Paulo. Também nos aproximamos dos serviços prestados pela Santa Casa e pela UPA. Identificamos erros e conseguimos executar e alcançar acertos. Com dedicação e análise dos dados, além da execução de ações, chegamos até aqui com o coração cheio de alegria e a sensação de dever cumprido. Este prêmio prato tem gosto de ouro para nós, pois, apesar das adversidades, mostramos que nossa Equipe de Saúde de Jales é comprometida e colaborativa, mantendo a excelência em seu trabalho”, esclareceu.

Comentários