Quatro em cada 10 brasileiros já sofreram golpes financeiros; Saiba como se prevenir



De acordo com o levantamento feito pelo Serasa Experian, 42% dos
brasileiros já sofreram golpes

Na metade do ano de 2024, a Serasa Experian divulgou por meio do
“Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024”, que 42% dos brasileiros
foram vítimas de fraudes financeiras no país, o que resulta em quatro a
cada 10 brasileiros. O salário mínimo atual no Brasil é de R$ 1.412 e
segundo a pesquisa 57% das pessoas que sofreram golpes perderam em média
R$2.288, que contabiliza quase um mês e meio de trabalho, para quem
ganha um salário-mínimo.

Ainda de acordo com a empresa de regularização de débitos, na última
atualização feita em maio, o Brasil possuía 72, 54 milhões de pessoas
com o nome negativado. Pensando nisso, o advogado Thacísio A. Rio,
especialista em direito do consumidor, junto com Jaqueline Coelho,
coordenadora de Compliance da Card - empresa especialista em maquininhas
de cartões - dão dicas de como evitar golpes e fraudes financeiras. Veja
a seguir:

Tenha todas as provas da fraude documentadas

Os consumidores que foram vítimas de fraudes com máquinas de cartão de
crédito têm uma série de direitos que devem ser assegurados.
“Primeiramente, é fundamental que o consumidor entre em contato
imediatamente com a instituição financeira emissora do cartão para
relatar a fraude e solicitar o bloqueio do cartão. Além disso, o
consumidor tem o direito de contestar as transações fraudulentas junto à
operadora do cartão, que deve proceder com a investigação e, se
constatada a fraude, realizar o estorno dos valores indevidamente
cobrados”, ressalta o advogado especialista em direito do consumidor
Thacísio A. Rio.

O advogado também orienta sobre fraudes em estabelecimentos comerciais.
“Também é responsabilidade do estabelecimento comercial que possui a
máquina de cartão assegurar que seus equipamentos estão em conformidade
com as normas de segurança e, em caso de falha, pode ser
responsabilizado por danos causados ao consumidor. É importante que o
consumidor documente todas as etapas do processo, mantendo registros de
comunicações e relatórios de fraude para respaldar possíveis ações
judiciais, se necessário", ensina.

Ações para evitar fraudes com o seu cartão

A modalidade de pagamento com aproximação veio para ajudar comerciantes
e compradores a ganhar tempo, tornando o pagamento mais rápido e
prático, pois não há necessidade de abrir o aplicativo do banco para
fazer o pix ou digitar a senha do cartão. Porém, esta modalidade, apesar
de rápida e eficiente, possui os seus riscos.

“Atualmente, até um celular vira 'maquininha' e todo cuidado é pouco; o
uso de ‘protetores Rfid’ (Radio-Frequency Identification – Identificação
por Radiofrequência) pode evitar maiores problemas em cartões que estão
liberados para pagamento por aproximação. Este tipo de protetor de
cartão é feito com um tecido tecnológico que impede a passagem de ondas
eletromagnéticas, evitando que, na correria do dia-a-dia, seu cartão
seja debitado sem você perceber numa aglomeração, por exemplo. Caso
ainda sinta insegurança, desabilitar a função pagamento por aproximação
do seu cartão através do aplicativo do banco é o melhor caminho”,
orienta Jaqueline Coelho, coordenadora de Compliance, da Card.

Desconfie de ligações falando que é do banco do seu cartão de crédito ou
conta salário. “Quando receber uma ligação deste tipo, suspeite! Não
passe nenhum dado pessoal ou bancário e ligue diretamente para o seu
banco ou gerente, e se informe sobre a veracidade do assunto abordado.
Desconfie principalmente que uma ligação é suspeita se o atendente pedir
para continuar a conversa pelo WhatsApp e solicitar quaisquer
movimentações bancárias”, alerta.

A Coordenadora ressalta também a importância de estar atento aos SMS do
tipo phishing. "Esta prática tem sido comum. Os fraudadores enviam um
SMS se identificando como Banco, informando sobre alguma compra
realizada e pedindo confirmação através de um link; uma vez acessado
este link falso, um malware é instalado no celular, permitindo acesso a
todas as suas informações mantidas no aparelho", destaca.

Fique de olho na sua fatura do cartão e extrato bancário. “Crie o hábito
de todos os dias olhar o extrato tanto do seu cartão de débito ou de
crédito e certifique que todas as compras foram realmente feitas por
você. Caso suspeite de uma compra, você tem até 90 dias para acionar a
Bandeira e contestá-la. Caso identifique uma compra que não foi
realizada por você, bloqueie o cartão imediatamente”, recomenda.

Foto: Freepik /cookie_studio

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