Jales participa, na Unicamp, do 1º Encontro Presencial de Formação Continuada

 

Coordenadora de Educação Infantil do Município, Tamara Dienifer Peresi Viota, e Sandra Vomeiro, Diretora da EM Prof. Oswaldo Soler participaram do encontro educacional na Unicamp (oto/divulgação)

O auditório do  Centro de Convenções da  Universidade de Campinas (UNICAMP), na terça-feira, 25 de junho, recepcionou o 1º Encontro Presencial de Formação Continuada de Secretários(as) e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, como parte do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu mais de  mil participantes  da região Sudeste e teve uma programação destinada a ampliar a visão e os caminhos para a elaboração e implantação da política de Educação Integral. 

A realização foi da Escola em Tempo Integral, Faculdade de Educação da Unicamp, Pró-Reitoria Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais, Ministério da Educação e Governo Federal.

O evento foi transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=hJUsIoDsWvU)

A proposta do curso, que visa contribuir com a formação dos secretários e equipes das secretarias de educação, é ancorada na prática e na experiência de cada participante, tendo a realidade das Redes de Ensino como contexto. Com uma carga horária de 100 horas, a metodologia do curso inclui momentos formativos remotos assíncronos e síncronos, além de encontros presenciais. O curso é dividido em cinco módulos que abordam desde os fundamentos e bases legais da Educação Integral até a gestão democrática e criação de comitês de Educação Integral.

O encontro contou com a abertura artística, seguida por palestras e mesas de discussão conduzidas por renomados educadores e gestores da área. Das 11h às 12h , a profa. Titular Debora Cristina Jeffrey, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, da Coordenação Geral Programa ETI/SP/Unicamp proferiu palestra

 Participaram do evento, presentando o município de Jales, a coordenadora da Educação Infantil Tamara Dienifer Peresi Viota, também c oordenadora responsável pelo ensino em período integral no município, e a diretora da EM Prof. Oswaldo Soler, Sandra Vomeiro,  escola que recebe o Programa   Escola  Tempo Integral. Ambas se destacaram nas discussões e atividades, trazendo contribuições valiosas e absorvendo conhecimentos essenciais para a melhoria da educação integral em Jales.

Tamara Viota destacou a importância do evento: “Foi um momento muito importante e de grande aprendizado no qual tivemos a oportunidade de trocarmos experiências, esclarecer dúvidas e partilhar das dificuldades e estratégias vivenciadas por outras municipalidades que já vêm implantando esta proposta. Este curso tem nos possibilitado conhecer e aprender mais sobre o assunto, isso é necessário e fundamental pois nos traz outras óticas e nos permite subsídios para adequarmos a escola de tempo integral em nosso município conforme as necessidades de nossa comunidade”.

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

O programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral, e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A assistência técnico-pedagógica e financeira aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal tem, como ponto de partida, a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. A adesão ao programa e o recebimento dos recursos não solucionam, contudo, o complexo desafio de organização, gestão e implementação da educação integral em jornada ampliada na rede de ensino. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o programa foi estruturado em cinco eixos (Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar), articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.

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