'Ghostbusters' se renova após 40 anos de franquia

 

Paul Rudd à frente do elenco de 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo'

Paul Rudd à frente do elenco de 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo'

Divulgação/Sony Pictures

'Ghostbusters' se renova após 40 anos de franquia

Thales de Menezes

Movimentado e esperto, 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo' mostra uma nova cara da série em seu quinto filme. 'Os Caça-Fantasmas', lançado em 1984 e depois adotado pelos fãs com seu título original, 'Ghostbusters', estourou nas bilheterias, tal qual sua sequência, produzida em 1989.

Todo esse sucesso quase foi jogado no lixo em 2016, com a estreia de um filme pavoroso que traz uma versão feminina dos caçadores de fantasmas de Nova York. Um equívoco imperdoável, vergonhoso para os envolvidos.

Por isso, em 2021, causou sensação uma boa retomada das aventuras, desta vez resgatando o grupo original de heróis cientistas. Surgiu ali uma nova geração de protagonistas, lado a lado com os veteranos. Dois teens são herdeiros de um dos ghostbusters originais.

O grupo do novo filme, que enfrenta fantasmas capazes de levar a Terra a outra era glacial, tem na liderança Paul Rudd, como um professor boa-praça. O grande acerto está no casal de irmãos adolescentes, vividos por McKenna Grace e Finn Wolfhard, o ex-integrante de 'Stranger Things' com a carreira mais interessante até agora.

Leia também a crítica de Roberto Sadovski.

'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo', 2024
Direção 
Gil Kenan
Elenco Paul Rudd, Finn Wolfhard, Mckenna Grace
Classificação 12 anos
Onde AppleTV, Amazon, Google Play (trailer)

O que está bombando

false

Jennifer Lopez como Atlas Shepherd

Divulgação/Netflix

Um filme para amar ou odiar J-Lo

Jennifer Lopez já fez muito sucesso na música, nos filmes e nas mídias sociais para justificar uma imensa legião de seguidores, certamente dividida entre admiradores e haters.

ficção científica 'Atlas' está em primeiro lugar entre os mais vistos na Netflix simplesmente por ser estrelada por J-Lo. Quem não gosta dela já tratou de antecipadamente divulgar que o longa seria desastroso.

Mesmo longe de ser um bom filme, ele não merece ser espinafrado como tem sido pela maioria dos críticos amadores. Tem ritmo, funciona como diversão e traz dois bons atores, Simu Liu, o Ken oriental de 'Barbie', e Sterling K. Brown, indicado ao Oscar por 'Ficção Americana'.

O problema do roteiro é transformar uma Inteligência Artificial em personagem primordial na trama. O que seria talvez uma boa ideia é totalmente desperdiçada em soluções medíocres no enredo. No fim das contas, 'Atlas' serve para ver Jennifer Lopez, para o bem ou para o mal.

'Atlas', 2024
Direção 
Brad Peyton
Elenco Jennifer Lopez, Simu Liu, Sterling K. Brown
Classificação 14 anos
Onde Netflix (trailer)

false

CLÁSSICO É SEMPRE CLÁSSICO...

false

James Dean como Jim Stark em 'Juventude Transviada'

Divulgação/Warner Bros.

Por que assistir a 'Juventude Transviada'?

Se hoje o cinema é amplamente dominado por produções destinadas ao público adolescente, a 'culpa' é de James Dean. Com apenas três filmes antes de sua morte precoce, em 1955, ele praticamente inventou a figura do jovem perturbado, que não encontra seu lugar no mundo.

'Juventude Transviada', também conhecido pela tradução literal de seu título original inglês, 'Rebelde Sem Causa', traz o ator no papel de Jim Stark, que é novo no pedaço e logo arruma encrenca com a turma local. Tudo porque ele se engraça com a bonitinha interpretada por Nathalie Wood e fica amigo do jovem gay vivido por Sal Mineo.

Rachas de carros, brigas de faca e beijos roubados estão no cardápio de um roteiro que foi pioneiro no cinema ao entregar seu protagonismo a personagens tão jovens.

O diretor Nicholas Ray deu uma única orientação a Dean: ler o roteiro e ter as reações que demonstraria se estivesse na pele de Stark. Um conselho que deu muito certo.

'Juventude Transviada', 1954
Direção 
Nicholas Ray
Elenco James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo
Classificação 14 anos
Onde Max, AppleTV, Amazon (trailer)

Compartilhar essa edição

  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
Siga Splash
  • Siga facebook
  •  
  • Siga instagram
  •  
  • Siga twitter
  •  
  • Siga youtube
  •  
  • Siga tiktok
Baixe o aplicativo UOL
Gostou desta newsletter? Encaminhe para alguém que você acha que pode gostar também. Recebeu de alguém? Clique aqui e inscreva-se para receber diretamente na sua caixa de email.
Você recebeu este email porque você assinou a Newsletter do UOL. Para receber outras newsletter grátis, clique aqui.
Assine o UOL e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo, colunistas exclusivos e muito mais. Cancele quando quiser.
Para cancelar o recebimento da Newsletter Dicas de filmes e séries, clique aqui.

Comentários