Alunos da ESPM vivenciam intercâmbio cultural por meio de parceria com a Bradley University nos EUA


Empowering Women Globally, por prof. Dra. Paola Mazzilli e Claudia Yamashiro

Uma delegação composta por oito membros da ESPM - seis alunos de graduação, uma aluna do mestrado e uma professora - vivenciou um intercâmbio com foco em empreendedorismo social e liderança durante 10 dias nos Estados Unidos, graças à parceria estratégica entre a ESPM e a Bradley University, por meio do programa Empowering Women Globally.

Entre os dias 19 e 29 de janeiro de 2024, a comitiva esteve alojada nas instalações da Bradley University, localizada na cidade de Peoria (Illinois), EUA. Durante esse período, diversas atividades foram realizadas, incluindo aulas, interação com alunos da universidade visitada, participação em eventos da comunidade local, desafios acadêmicos, entrevista para rádio e engajamento em programa voluntário.

Esse intercâmbio cultural foi possível graças ao programa Empowering Women Globally, uma iniciativa que promove o empreendedorismo social feminino e é articulada entre a Bradley University, nos EUA, e a ESPM, em São Paulo, Brasil.

Sobre o Empowering Women Globally 

Idealizado há mais de 12 anos pela Dra. Mary Conway Dato-on, Diretora Executiva e acadêmica da Turner School of Entrepreneurship and Innovation da Bradley University, o Empowering Women Globally (EWG) concentra-se no fortalecimento do empreendedorismo feminino, por meio da educação e empreendedorismo social, o programa Empowering Women Globally (EWG) está atuando no Brasil e na Índia. O programa já completou três ciclos bem sucedidos no Brasil, beneficiando mais de 78 empreendedoras de diversos setores. 

Cada ciclo do programa é estruturado em três fases: a fase 1 envolve a imersão de 6 meses de uma professora da ESPM nos EUA, para aprender mais sobre a essência e o propósito do programa. Já a fase 2 do programa, a professora retorna para o Brasil para coordenar o envolvimento de alunos e empreendedoras em uma jornada de trabalho em conjunto, com o intuito de garantir um processo de mentoria para empreendedoras com o apoio dos estudantes, que se tornam mentores dessas empreendedoras. Além disso, são realizados workshops e desenvolvimento de planos de ação. O trabalho dos alunos é totalmente voluntário e as empreendedoras não pagam nada por isso. 

Ao final da fase 2, os alunos que se destacam têm a oportunidade de receber o título de Changemakers e são convidados a participar de uma imersão em empreendedorismo social e liderança na Bradley University, marcando a fase 3, que encerra o ciclo e promove um intercâmbio cultural para os alunos que se destacaram durante o programa. 

Instagram: @empoweringwomenglobally @empowering_women_globally_ 

EMPOWERING WOMEN GLOBALLY 

Fase 3 do Empowering Women Globally - Janeiro de 2024: 

A Fase 3 do programa EWG ciclo de 2023, foi realizada em janeiro de 2024, seis alunos da graduação da ESPM conquistaram o título de Changemakers: Amanda Raith (Relações Internacionais), Caterina Girardi (Comunicação e Publiciadade), Eric Hennies (Comunicação e Publiciadade), Isabela Orrú (Comunicação e Publiciadade), Mariana Martins (Comunicação e Publiciadade) e Martina Guedes (Administração). A comitiva da ESPM contou também com a presença da Prof. Dra. Paola Mazzilli (professora responsável pelo ciclo de 2023 do EWG) e Claudia Yamashiro (Program Manager EWG Brazil e aluna do Mestrado PPGCOM/ESPM). 

 

Dois alunos do MBA da Rollins College (Winter Park, FL), Melanie Garcia e Ryan Astley, assistentes de graduação do Empowering Women Globally nos EUA, uniram-se à imersão. Toda a experiência foi conduzida pela Dra. Mary Conway Dato-on. 

Durante os intensos 10 dias, os participantes da imersão estiveram em contato com mais de 30 eventos, frequentaram 8 aulas na Bradley University, realizaram 5 visitas à comunidade local de Peoria, participaram de 5 projetos de intercâmbio cultural com alunos da Bradley, dedicaram 48 horas a ações voluntárias no Ronald McDonald House of Charities, participaram de ações que envolveram a mobilização de mais de 57 alunos da Bradley e mais de 100 membros da comunidade local de Peoria. Além disso, contaram com o engajamento de mais de 10 professores e profissionais acadêmicos da Bradley University, realizaram 2 apresentações, um showcase para a comunidade da Bradley University, e concederam uma entrevista à rádio local WCBU. 

 

Durante a entrevista na rádio local, os participantes enfatizaram a ampla gama de negócios apoiados pelo programa Empowering Women Globally em 2023. As empreendedoras deste ciclo representam diversas realidades e desempenham papéis essenciais em suas comunidades. Por exemplo, uma ONG serve como um suporte vital para mães de filhos com necessidades especiais na cidade de Cotia, enquanto outra empresa, liderada por quatro sócias no setor da construção civil, está capacitando mulheres profissionais na área da pintura residencial, em um setor onde apenas 25% da mão de obra é composta por mulheres. 

Ouça a entrevista para a WCBU (em  inglês) 

Veja Fotos da Imersão 

Conheça as  Empreendedoras participantes do EWG Brasil 2023 

Brasil inclui a continuidade do programa para as empreendedoras que já participaram, a abertura de vagas para Embaixadores do programa entre os alunos que já foram mentores e a seleção de uma nova professora para o ciclo de 2024/2025. Fique atualizado sobre todas as novidades em nossas redes sociais, pois muitas surpresas estão reservadas para o ano de 2024! 

Para mais informações: 

Comentários