Prefeitura de Olímpia publica edital para construção de 150 casas populares com abertura das inscrições em janeiro

 

Visita do prefeito Fernando Cunha e da Secretária Municipal de Assistência Social Cristina Reale, a área onde serão construídas as 150 casas do Minha Casa Minha Vida (fotos/ascompmolímpia/divulgação)

O sonho da casa própria está cada vez mais perto para 150 famílias da Estância Turística de Olímpia. Isso porque, nesta semana, a Prefeitura publicou o edital para a construção das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, fase 1.

O terreno para a construção das casas já havia sido adquirido pela prefeitura e, após gestão do prefeito Fernando Cunha, o Governo Federal liberou, inicialmente, 150 unidades habitacionais. Agora, a secretaria de Assistência Social dará início, no mês de janeiro, às inscrições para a população que se encaixa nos critérios estabelecidos pelos programas sociais.

“Esse será mais um programa pra atender as nossas famílias, aquelas que mais precisam. Devemos dar início às inscrições no dia 22 de janeiro e todos os critérios e informações serão divulgados em breve nas redes oficiais da Prefeitura. Essas casas serão para atender as famílias que realmente precisam, que têm dificuldades pra pagamento de aluguel, várias situações dentro do contexto familiar, com prestações mínimas que dá condição da família pagar seu imóvel. Agradecemos ao prefeito Fernando Cunha por esse olhar por todo nosso povo, pelas nossas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária de Assistência Social, Cristina Reale.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, esta é apenas uma fase inicial, tendo em vista que o projeto do município é buscar mais moradias. “Tivemos anos sem a possibilidade de fazer casa da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Mas, na prefeitura nós viemos providenciando, compramos a área ao lado do Jardim Santa Fé, que vai até o Córrego dos Pretos, com cerca de 15 alqueires, onde dá para fazer 700 casas. Nós já aprovamos, em todos os órgãos do Estado, 490 lotes, que estão autorizados para construção. Nós apresentamos tudo isso ao Governo Federal porque cada casa custa mais de R$ 140 mil e é muito dinheiro para a prefeitura, por isso é o Governo Federal, que fica com 50% dos nossos impostos, que tem condições de financiar os projetos habitacionais. E agora, o novo Governo reabriu essa possibilidade. Nós conseguimos colocar Olímpia e, para esse primeiro momento, foram liberadas 150 casas. Temos aprovação do Governo Federal, temos a escritura do terreno, a Prefeitura doou o terreno com o apoio e aprovação da Câmara Municipal, dos nossos vereadores, e agora temos o dinheiro do Governo Federal para as primeiras 150 casas. Vamos buscar as 700 casas de baixa renda para nossa cidade. É um compromisso nosso com a população de Olímpia”, concluiu o prefeito.

O Chamamento Público n°. 07/2023 para credenciamento de empresa especializada no ramo da construção civil, com comprovada capacidade técnica e financeira, para apresentação de proposta para a execução de infraestrutura urbana e de construção de 150 unidades, foi publicado no Diário Oficial de terça-feira, dia 26 de dezembro. A abertura dos envelopes será no dia 26 de janeiro de 2024.

Comentários