Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397 equilibriumtc@hotmail.com
1. FAMÍLIA: papel central no desenvolvimento das pessoas:
Sobrevivência física (e psicológica)
Espaço para realização das aprendizagens básicas necessárias para desenvolvimento autônomo dentro da sociedade
2. Molda as características psicológicas do individuo enquanto está sob sua custódia
3. Entretanto, os pais não têm poder absoluto sobre seus filhos
ALGUNS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS A CONSIDERAR:
4. Certas características podem estar parcialmente definidas quando criança nasce (saúde - aspectos do temperamento infantil)
5. Influencias de outros contextos socializadores (escola - colegas - mídia)
6. Família sofre a influência de um conjunto de fatores que condicionam e determinam seu funcionamento
* situação sócio-econômica dos pais
* conjuntura política e econômica da sociedade em geral etc.
IMPLICAÇÃO DESTES ELEMENTOS SOBRE A FAMÍLIA:
7. Cada família exposta a características ou determinantes próprios (números de componentes - moradia - renda - nível educacional - personalidade dos pais etc)
8. Família como instituição sujeita a mudanças: transição extensa a nuclear, trabalho da mulher, divorcio, influencia dos meios de comunicação etc)
DE QUALQUER FORMA A FAMÍLIA É UM CONTEXTO DE SOCIALIZAÇÃO ESPECIALMENTE RELEVANTE PARA A CRIANÇA - CONSTITUI-SE COMO FILTRO QUE SE SELECIONA A ABERTURA DA CRIANÇA A OUTROS CONTEXTOS.
9. MÃE: figura sempre presente na investigação evolutiva - apesar das mudanças na sua análise
10. Interação Mãe-Filho:
Compreendida inicialmente como processo unilateral (como os comportamentos da mãe afetavam a criança)
Hoje: consciência do papel ativo que a criança desempenha nesta interação (componentes bidirecional do processo).
11. IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA:
No estabelecimento dos vínculos de apego e suas repercussões no desenvolvimento emocional da criança
No desenvolvimento cognitivo da criança
MÃE E PAI
12. Não são objetos sociais permutáveis
13. Cada um deles proporciona experiências diferentes para a criança
14. Mãe: cuidado Pai: atividades de jogo
15. Mãe: jogos verbais Pai: jogos de atividades físicas
16. O comportamento dos pais é mais determinado pelo sexo dos filhos, diferente das mães
17. É provável que os pais tenham um papel mais impositivo que as mães no processo de tipificação sexual
18. MÃE E PAI: efeitos de segunda ordem ou indiretos
O pai pode afetar positiva ou indiretamente a interação mãe-filho e, como conseqüência, o desenvolvimento deste, em função da relação emocional que tem com a mulher
19. Interação familiar: PAI - MÃE - IRMÃOS
20. Os estudos de comportamento dos pais e seus efeitos sobre o desenvolvimento social e da personalidade da criança
21. Estudos de BALDWIN e BAUMRIND:
Os pais diferem um dos outros em suas práticas educacionais
As diferenças inter-individuais das crianças em suas características de personalidade e socialização podem ser explicadas em função dos padrões de atuação dos pais.
“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”, Léon Tolstoi
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