![]() |
| Parceria entre Instituto Baccarelli e Museu da Diversidade promove cultura da tolerância e celebração da diversidade nos CEUs Taipas e São Miguel (foto: divulgação) |
Unidades oferecem ao público jogos e oficinas, que têm como foco promover a cultura da tolerância e a celebração de uma sociedade múltipla
A partir de novembro, os CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli recebem atividades realizadas pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS), equipamento da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Fruto da parceria entre o Instituto Baccarelli e o museu, a iniciativa tem como foco promover a cultura, tolerância e a celebração de uma sociedade múltipla e diversa para as populações dos territórios atendidos. Inicialmente, a programação conta com os encontros Jogando Pajubá, voltado a adolescentes e adultos; e as oficinas de fantoches para crianças a partir de 6 anos.
Criadas pelo Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual, as atividades abordam temas da cultura LGBTQIAP+ de forma lúdica e descomplicada, ampliando os horizontes dos participantes. Nos encontros Jogando Pajubá, os mediadores do MDS guiam o público no mundo do pajubá, uma linguagem usada pela população LGBTQIAP+ que tem como base vocabulários do iorubá e de línguas indígenas brasileiras. Em novembro a atividade foi oferecida no CEU Taipas - Professora Maria Beatriz Nascimento, e no dia 13 de dezembro ela segue para o CEU Freguesia do Ó - Esperança Garcia.
Já nas oficinas de fantoches, as crianças têm acesso ao mundo das batalhas de lip sync, atividade muito difundida no mundo LGBTQIAP+, por meio da cultura drag queen. No encontro, as crianças são estimuladas a soltar a criatividade montando seus bonecos, e o resultado final é posto à prova em uma divertida disputa em que os fantoches disputam quem faz a melhor dublagem de músicas pop do momento. Em novembro, a oficina divertiu a garotada do CEU São Miguel - Luiz Melodia; em dezembro, no dia 7, é a vez do CEU Arthur Alvim receber a atividade.
“Essa é mais uma parceria que o Instituto Baccarelli tem o orgulho de fazer em benefício das populações atendidas pelos CEUs sob a gestão da instituição”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto. “E as iniciativas promovidas pelo Museu da Diversidade Sexual são fundamentais para a transformação social da cidade de São Paulo. Ao conhecer novas formas de viver, novas linguagens e novas brincadeiras, estamos também criando novos mundos. E só assim, com criatividade e tolerância, seremos capazes de construir um futuro melhor para todos.”
“Celebrar as existências das comunidades LGBTQIAP+ durante as atividades é uma forma de luta pela garantia de dignidade, direitos e políticas públicas, fortalecendo assim o combate ao preconceito, a discriminação e todo os tipos de LGBTfobia”, diz Nay Costa, educador do Museu da Diversidade Sexual.
Responsável pela gestão de 12 CEUs de São Paulo, por meio de contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Baccarelli traz como um dos diferenciais de seu trabalho a articulação com diferentes instituições. A parceria com o Museu da Diversidade Sexual é mais uma das iniciativas conjuntas propostas pela instituição, como a com o Instituto Serginho 10, para o ensino de vôlei no CEU São Pedro / José Bonifácio; a com o Museu do Futebol, para resgate da memória e do protagonismo feminino no esporte, nos CEUs Parque do Carmo e Vila Alpina / Vila Prudente; e o plano conjunto com o Comitê Paralímpico Brasileiro para ensino de esportes para pessoas com deficiência nas 12 unidades sob gestão do Instituto.
Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.
A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.
Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.
A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br
Contato: comunicacao.ceus@

Comentários
Postar um comentário