Novo título da coleção "Mythós" reconta o célebre mito de Platão "A caverna"


Um livro sobre conhecimento, autonomia e liberdade

A caverna

Publicado pela PAULUS Editora, a obra “A caverna” escrita por Moacir Ferreira Filho com ilustrações de Luciano Tasso, convida o leitor a refletir filosoficamente sobre o mundo, a sociedade atual e o poder das escolhas. 

Nesta publicação, o autor reconta, em linguagem atual, o mito da caverna, que é uma célebre passagem da obra “A República de Platão”. No enredo, relata-se um diálogo entre Glauco e Sócrates, em que este conta ao amigo a história de um prisioneiro, entre outros, que consegue escapar da caverna em que se encontravam. 

Segundo o organizador, o desfecho cruel desta alegoria filosófica serve pedagogicamente tanto aos gregos antigos quanto aos indivíduos da sociedade atual. Em linguagem direta e objetiva, as ilustrações de Luciano Tasso provocam reflexões diversas e despertam a curiosidade e a imaginação.

Este livro revela a realidade de um grupo de pessoas que viviam numa caverna escura, com apenas uma abertura. Este distinto grupo vivia de forma totalmente limitada, as pessoas estavam acorrentadas umas às outras, e passavam os dias olhando para o fundo da caverna. Porém, uma única atitude transforma o cenário escuro em um universo de possibilidades. 

De acordo com a análise da obra, num mundo cada vez mais marcado por cegos radicalismos e extremismos, o mito da caverna, de Platão, mostra-se sempre atual. Trata-se de um convite para que saiamos de nossas correntes e cavernas diárias. Para o autor, isso é ensurdecedor, porém opcional. 

Moacir Ferreira Filho relata que há quem diga que a luz do conhecimento é mera ilusão. Entretanto, esta narração ensina que o processo de saída exige, antes de tudo, ousadia e coragem. Para o autor, é preciso buscar o clarão do conhecimento; caso contrário, as correntes e a escuridão do comodismo durarão por muito tempo. “É assim que a dinâmica da vida acontece, há o lado da luz e o das trevas. Há quem prefira as correntes, por medo de ser livre, e há quem deseje a liberdade. Há quem acredite na realidade, e há quem, mesmo diante dela, prefira negá-la. Algumas consequências são inevitáveis! Escolhas…”, afirma o autor.

A coleção Mythós foi pensada para despertar nos jovens leitores, reflexões acerca de temas filosóficos, existenciais e da atualidade, a partir da releitura dos mitos. A obra é indicada para o público infantojuvenil, professores e leitores de modo geral.

Moacir Ferreira Filho é escritor, professor de Filosofia, acadêmico de Direito, mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com programa intercalar com a Universidade Católica Portuguesa (UCP-Lisboa). É pesquisador atuante, com algumas publicações que envolvem a temática de Filosofia, Ciências da Religião e Direito. É autor dos livros Justiça e religião: de Tomás de Aquino aos dias de hoje, e Da alma ao direito: a dignidade da pessoa humana — fundamentação dos direitos humanos a partir de um estudo sobre a alma. É professor nos cursos de Filosofia e Direito no Centro Universitário FAVENI e Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. 

Luciano Tasso é natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Desde pequeno, sempre gostou de desenhar. Cresceu e mudou-se para a capital onde começou  a trabalhar como ilustrador para livros infantis e juvenis, junto de editoras como a PAULUS. Por meio de diversos trabalhos percebeu o quanto era fascinante narrar histórias por meio de palavras e imagens. Depois de muito esforço e perseverança, conseguiu realizar este desejo.

Ficha Técnica
Título: A caverna
Autor: Moacir Ferreira Filho
Ilustrações: Luciano Tasso
Coleção: Mythós
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 27,50 x 21
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura infantil

Comentários