Magistrados participam de encontros com alunos da rede pública de Auriflama e São Sebastião

 Facebook

Atividades abordaram atuação do Judiciário. 
 
Magistrados das comarcas de Auriflama e São Sebastião participaram de encontros com alunos da rede pública, em ações que aproximam a Justiça da população. Em parceria com as prefeituras locais, eles se reuniam com os jovens para levar informações sobre a atuação dos três Poderes, das instituições públicas, além de noções de cidadania, direitos e deveres.
Na quinta-feira (28), o juiz diretor do Fórum de Auriflama, Tobias Guimarães Ferreira, conversou com cerca de 200 jovens do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais Dona Conceição de Oliveira Moreira e Clara Carvalho Ferreira, na sede do Clube da Terceira Idade Nova Vida. “A ideia foi apresentar o Judiciário e mostrar que nós, assim como o Ministério Público, a polícia e os agentes públicos em geral, estamos sempre prontos para ampará-los se, em algum momento, precisarem”, explicou. Para ele, o projeto traz ganhos tanto para a população quanto para o Judiciário, uma vez que contribui com uma prestação jurisdicional mais efetiva.
No dia 21, o juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira, da 1ª Vara Cível de São Sebastião, realizou o primeiro encontro do programa “Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola!”, coordenado pelo magistrado, com o apoio da Prefeitura. Participaram da palestra adolescentes do 8º ano do ensino fundamental das escolas municipais Professora Patrícia Viviani, Henrique Botelho e Nair Ribeiro de Almeida, ocasião em que receberam informações sobre a organização do Estado e as atribuições de cada Poder. Ao final, foram respondidas perguntas sobre temas como violência doméstica, bullying, racismo, entre outros. “É uma grande oportunidade para que profissionais trabalhem com os alunos temas jurídicos que fazem parte do dia a dia dos cidadãos”, destacou o juiz. O projeto também conta com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia e das polícias Civil e Militar, com encontros quinzenais. 
Também estiveram presentes a presidente da 136ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião, Jacqueline Rodrigues Santana; o promotor Alfredo Luís Portes Neto; a defensora pública Alessandra Pinho da Silva; a advogada Jaqueline Rodrigues Santana e advogados representantes da Comissão OAB Vai à Escola Tânia Jesus Suarez Barboza Trunkl, Maura Mei Cristina da Silva, João Batista de Barros e Cláudia dos Santos Armstrong Cantanhede; e a servidora do TJSP Juliana Souza Cintra de Carvalho Costandrade.  (FS (texto) / divulgação (fotos)

Comentários