Zona da Mata mineira atrai investimento de empresários; projeto de saúde digital oferece atendimento gratuito na região



A conhecida região do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, vem se tornando um polo de turismo cada vez mais atrativo. Recentemente, o governo estadual anunciou um investimento de R$12 milhões em obras para facilitar o acesso de moradores e turistas à unidade de conservação. Além do Parque Estadual do Ibitipoca, a região possui também uma nova atração, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, riquíssimo em biodiversidade e composto por cachoeiras de águas douradas e grutas. 

Com uma média atual de 90 mil visitantes por ano, valor mais alto já registrado, o crescimento da região é impulsionado por investimentos de diversos setores. Recentemente, o empresário Ronnie Girardi, do ramo de tecnologia, investiu na região ao lançar um sistema que oferece atendimento médico gratuito pelo SUS por telemedicina em Olaria, cidade inserida no Parque Estadual da Serra Negra. O projeto, além de ser pioneiro no Brasil, é o único a atender 100% da população de um município atualmente no país. 

CEO da Conecta Saúde, Ronnie Girardi explica que a ideia surgiu em 2020, na pandemia de Covid-19, diante da dificuldade de atendimento médico e da necessidade de se criar algo que fosse seguro para o paciente e para o profissional de saúde, proporcionando agilidade e conforto para ambos. Primeiro, a empresa disponibilizou o Medconex destinado ao atendimento para o setor privado. O sucesso da investida foi tanto que motivou o desenvolvimento da Conecta Saúde, healthtech voltada para o serviço público. 

Oferecemos o que existe de mais tecnológico em aparato de telemedicina, receituários amigáveis para o médico, Inteligência Artificial na prescrição, Big Data para complementação de diagnósticos, solicitações ágeis para exames e encaminhamento”, observa Girardi. 

A decisão de criar uma área específica para telemedicina na UPA da cidade veio do próprio prefeito de Olaria, Luiz Eneias. Para o prefeito, os investimentos colaboram diretamente para o desenvolvimento da região. "Penso que as prefeituras vizinhas devem se unir e deixar um legado para toda a região. É a nossa contribuição política de desenvolvimento sustentável e econômico para as futuras gerações", afirma. 

Empresários da região, entre eles o responsável pelo complexo hoteleiro Parque do Ibitipoca Hotel de Lazer, José Cândido, reconhecem a importância do investimento para a preservação do local e o conforto da população. "O futuro da região do Parque Estadual do Ibitipoca é promissor. Com os investimentos públicos e privados, o local tem tudo para se tornar um destino turístico de classe mundial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo e da economia local", pontua. 

O Parque Estadual do Ibitipoca está aberto todos os dias da semana, das 8h às 18h. A entrada custa R$20 por pessoa. Para visitá-lo, é necessário fazer uma reserva online..

Algumas das principais atrações do parque estadual do Ibitipoca incluem a Janela do Céu (uma grande rocha que se abre em uma fenda, revelando uma vista deslumbrante da região); a Gruta dos Três Arcos ( uma caverna com três grandes arcos naturais); o Pico do Pião (o ponto mais alto do parque, com 1.784 metros de altitude); a Cachoeira do Salto (uma cachoeira de 20 metros de altura que forma uma piscina natural) e a Cachoeira do Monjolinho (uma cachoeira de 10 metros de altura que é perfeita para banho).

Além das atrações naturais, o parque oferece ainda uma série de atividades para os visitantes, como trilhas, caminhadas, camping, cavalgadas e observação de aves, sendo um ótimo destino para quem busca uma experiência de ecoturismo de qualidade.

Eu e minha família nos hospedamos no Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, uma propriedade particular que é um espetáculo. O proprietário, José Cândido Gonçalves, conhecido como Cândido, fez questão de nos receber e preparou uma experiência culinária à parte, além de ajudar a planejar nossas atividades no parque e dar dicas sobre os melhores lugares para visitar”, relata a dentista Ana Carolina Resende Fernandes, umas das tantas visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca, o mais visitado de Minas Gerais.

Comentários