Lipo HD: entenda como funciona o procedimento que está em alta no Brasil

 Cirurgião plástico explica fatores para alcançar o resultado esperado

Dr. Guilherme Guisard
Lipo HD está em alta no Brasil

Segundo dados da Sociedad e Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo maior país em realização de cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A lipoaspiração está entre os procedimentos mais procurados, junto com outros de contorno corporal, como mamas e abdômen.

Com o avanço da tecnologia, a lipoaspiração também evoluiu e a técnica conhecida como Lipo HD, Lipo LAD ou Lipo de Alta Definição passou a ser o desejo de muitas pessoas, principalmente aquelas que sonham com uma barriga malhada. A Lipo HD hoje é a melhor opção para quem busca a tão sonhada barriga com ‘gominhos’, pois reduz a gordura e contribui para a definição do corpo. O método foi amplamente difundido a partir de 2012 pelo cirurgião plástico colombiano Doutor Alfredo Hoyos.

Diferente da lipoaspiração tradicional, que foca em remover apenas o excesso de gordura em áreas específicas, a lipo HD busca realçar os contornos musculares, destacando a definição da musculatura subjacente e esculpindo o corpo para criar uma aparência mais tonificada.

Durante a lipoaspiração utilizamos vibrolipoaspirador, sistema fechado de coleta de gordura e infiltração, promovendo alta segurança contra infecções. Também dispomos de tecnologia para retração de pele RENUVION (jato de plasma) e ultrassom para realizar a emulsificação da gordura (SAFER), o que torna o procedimento ainda mais seguro para o paciente”, explica o cirurgião plástico Guilherme Guisard, um dos maiores especialistas do país na área. 

A procura pela Lipo HD disparou nos últimos 3 anos. Segundo pesquisas, o interesse pela cirurgia aumentou cerca de 350% no período. No Instagram, a principal plataforma de divulgação da cirurgia, a hashtag #lipoHD possui mais de 340 mil publicações. 

Segundo Guilherme Guisard, o procedimento é uma lipoescultura de alta definição. “A lipo HD é uma lipoescultura para a melhora do contorno corporal, evidenciando a musculatura já existente hipertrofiada ou trabalhada e o peso ideal, podendo ser realizada tanto por homens como por mulheres”, explica o cirurgião plástico. 

Lipoaspiração tradicional, Lipo HD (LipoLAD) e Lipo Ultra HD 

A lipoaspiração tradicional é o método conservador para a retirada de gordura localizada, sendo extremamente segura e padronizada. Na Lipo HD ou LipoLAD, busca-se realçar os contornos musculares do corpo, retirando os acúmulos de gordura. Já na Lipo Ultra HD, por sua vez, é realizado o mesmo processo, porém com o uso do ultrassom. Além de realçar os contornos musculares, ela promove uma volumização muscular com o uso de enxerto de gordura para propiciar um aspecto ainda mais atlético e natural ao corpo.

Após fazer a lipo HD, é importante continuar com a rotina de exercícios físicos e uma boa alimentação, alerta o Dr. Guisard. Caso o paciente engorde, há o risco de ficar com uma barriga “tanquinho fake”, já que o desenho feito na mesa de cirurgia vai permanecer mesmo que a pessoa acumule gordura em outras partes do corpo. Para se ter melhor resultado após o procedimento, o indicado é que o paciente seja uma pessoa que já tenha um corpo atlético e pratique atividades físicas”, enfatiza o cirurgião plástico.

Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de um mês após o procedimento, mas ficam completamente visíveis aproximadamente seis meses depois da intervenção cirúrgica. A técnica dá destaque aos contornos musculares já existentes, mas que estão escondidos embaixo de camadas de gorduras que não saem mesmo com treinos intensivos. Além disso, o procedimento pode ser realizado também em outras regiões onde o tecido adiposo costuma se concentrar, como braços, coxas e costas.

Segundo o Dr. Guisard, a técnica é muito segura quando feita por um profissional habilitado e consciente, porém nenhuma lipo é indicada para quem deseja perder peso: “Entre os pontos fundamentais para uma cirurgia de sucesso estão o peso ideal, a gordura visceral correta e hábitos de vida saudáveis”, finaliza o especialista.


Comentários