Capitalismo, Comunismo atual e ego inferior



 José Reis Chaves



Desde que o mundo é mundo, o capitalismo existe. Antes era pelo chamado escâmbio ou escambo, troca de mercadorias por animais. A riqueza das pessoas era calcula pelo número deles, principalmente o boi.

O absolutismo, o feudalismo etc. tiveram sua época de apogeu, mas acabaram passando pela História da Humanidade. E o sistema comunista, experimentado na URSS e em vários países europeus, tendo custado o assassinato de mais de cem milhões de pessoas, também não deu certo... Na China e na Rússia tem sobrevivido uma mistura instável de capitalismo e comunismo ditatoriais.

O comunismo moderno tem se instalado em alguns países latino-americanos, usando a tática de elegerem presidentes com apoios dos supremos poderes judiciais, às vezes corrompidos por verbas dos poderes executivos, além de corromperem também a mídia desses países, as quais somente dão notícias favoráveis ao poder que tenta instalar o novo regime comunista nesses países latino-americanos, dando a entender essas mídias que, politicamente, está tudo bem e na mais santa paz nesses países, quando, às vezes, na verdade, como se diz, eles são um barril de pólvora...

Mas o que o nosso ego (eu) inferior tem a ver com isso? Nós vivemos, geralmente, em função desse nosso ego (eu) inferior, fazendo de nossa vida uma busca intensa das coisas dele, ou seja, dos bens materiais, busca essa que, de um modo geral, são interesses contrários ao nosso Ego (Eu) Superior, o qual tem vários nomes, entre eles, Eu divino em nós; espírito ou alma imortal; Cristo Interno de cada um de nós; Ká, Divindade ou alma do Egito Antigo; Deus em nós; e Filho de Deus[J1] .

O Eu Superior é, geralmente, aceito pelos espiritualistas e que está em evolução até se livrar do ego ou eu inferior, do qual o Eu Superior imortal se vale para evoluir através das reencarnações. Eu ousaria chamar também esse eu inferior de “eu corporal” que está em conflito constante com o Eu Superior, procurando influenciar este para o mal. Por isso é que é importante “Vigiai e orai”).

Os regimes comunistas, para o o[J2] s egos inferiores de seus chefões, são um paraíso, e o resto da sociedade, ricos e pobres, que se virem pagando impostos escorsantes, levando os ricos às falências e os pobres ao desemprego e à fome. E só os poderosos do governo comunista podem salvá-los da fome, depois de se esbaldarem no conforto de nababos... O Maior dos Mestres aconselha-nos a dividir bens com os pobres, mas isso é virtude, pois, é uma ação espontânea e não na marra, o que é crime e, pois, pecado. E uma contradição: Os comunistas, servindo às ideias de Marx, combatem o capital, mas chegando ao poder, o que mais eles querem, como se diz, é nadarem no capital...

PS: Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, TV Mundo Maior, a tradução da Bíblia, (N.T.), 2ª edição, ampliada na introdução, revisada e com notas inéditas. Contato: Cássia e Cléia. contato@editorachicoxavier.com.br

Comentários