PMEs também podem (devem) apostar em recursos de storytelling





*Por Ciro Rocha


No primeiro trimestre de 2023, as empresas de micro e pequeno porte (PMEs), que faturam entre R$ 81 mil e R$ 4,8 milhões por ano, bateram recorde de abertura, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae. Mas, afinal, o que mantém um negócio aberto por tantos anos? Quais recursos são imprescindíveis para o sucesso de uma marca? 


Listado entre as principais tendências de marketing para PMEs neste ano, o storytelling - conceito em inglês para a arte de contar histórias - conquista cada vez mais adeptos. Visando encantar pessoas e transformá-las, é claro, em clientes, o recurso proporciona identificação. Logo, há um aumento considerável na taxa de conversão e engajamento, dois fatores fundamentais tanto para o marketing como para o e-commerce.


Fixando histórias na mente e no coração dos consumidores, de acordo com o levantamento “Para onde vai esse tal de storytelling?”, da Lukso, quando impactados por uma narrativa de marca, 66,4% dos clientes tendem a segui-la nas redes sociais, enquanto 63%, inclusive, compartilham o conteúdo. Já 56,6% consideram adquirir produtos da empresa e 14,8% o fazem imediatamente. Nesse sentido, contar histórias mais do que tendência, se tornou uma necessidade ou até mesmo obrigação para os negócios que pretendem crescer.


Mas, engana-se quem pensa que se trata apenas de contar histórias por contar. Afinal, para que o processo de criação dê certo, é necessário utilizar técnicas de roteiro que ofereçam aos consumidores uma experiência de conexão e emoção, a partir de personagens, ambientações, vídeos ou até mesmo áudios. Sempre com início, meio e fim, essas histórias transferem valores para a marca.


Não à toa, a inclusão do storytelling faz com que a aderência do consumidor com a empresa seja ainda mais forte e vantajosa. E, justamente por isso, torna-se cada vez mais necessário desmistificar que este recurso traz apenas curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. A ferramenta contribui diretamente para o Retorno Sobre o Investimento, conhecido como ROI, além de conquistar conversão, engajamento e fidelização dos clientes.


Fato é que, embora não haja uma fórmula mágica, essa narrativa quando bem construída, traz inúmeros benefícios para a empresa. Apoiando-se em pilares como mensagem, ambiente, personagem e conflito, há um conjunto de técnicas que juntas formam o storytelling, ampliando assim a autoridade da marca, gerando mais leads e clientes.


Lembre-se: uma história bem contada muda tudo, sendo capaz de proporcionar inúmeras vantagens competitivas para uma empresa, seja ela micro, pequena ou grande. Basta adaptar a narrativa às necessidades e interesses do público-alvo! 


*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro é professor de MBA (Universidade Federal de Goiás), Diretor da ABEDESIGN, Presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM, Conselheiro da ACIEG e palestrante para temas como Branding e Inovação. Ao longo de sua trajetória, projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio.



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