Tecnologia pioneira de monitorização não invasiva da pressão e complacência intracraniana estará no XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva


Aprovada pela Anvisa, no Brasil, e FDA, nos Estados Unidos, a tecnologia brain4care dá acesso de modo totalmente não invasivo a um indicador de saúde cerebral que antes somente era possível por meio de um procedimento cirúrgico para inserção de um cateter na caixa craniana. Com isso, médicos passaram a contar com um dado importante que, dentro de um contexto multimodal, contribui para diagnósticos mais assertivos e acompanhamento de pacientes. A healthtech brasileira, de base científica, demonstrará essa tecnologia em seu estande no XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, de 1 a 3 de junho, em Belo Horizonte (MG).

De 1 a 3 de junho de 2023, a brain4care estará presente no XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, em Belo Horizonte (MG), com sua tecnologia pioneira de monitorização não invasiva das variações da pressão e complacência intracraniana, aprovada pela Anvisa, no Brasil, e FDA, nos Estados Unidos. De acordo com os organizadores do congresso, o evento é um encontro multidisciplinar que debaterá “A jornada do paciente crítico: da admissão aos cuidados pós UTI”. “Nessa jornada, a brain4care tem conquistado um papel cada vez mais importante, na medida em que médicos conhecem e utilizam nossa tecnologia”, afirma Gustavo Frigieri, diretor científico da brain4care. Além do estande, onde os visitantes poderão conhecer na prática a tecnologia demonstrada pelos executivos da healthtech, o diretor científico da brain4care, Gustavo Frigieri, será o moderador do curso do pré-congresso Manejo do Paciente Neurocrítico – up to date, que acontece em 31 de maio.

Para monitorizar seu paciente com a brain4care, a equipe médica posiciona um sensor, com auxílio de uma banda de fixação, na cabeça do paciente. Em tempo real, os dados captados são enviados via internet à nuvem brain4care, processados por algoritmos e devolvidos em relatório no formato PDF na tela de um dispositivo conectado à internet (um tablet, um smartphone ou um computador). Essas informações adicionais auxiliam o médico na qualificação do diagnóstico, orientação da terapêutica e indicação da evolução dos distúrbios neurológicos.

A brain4care é uma tecnologia pioneira de monitoramento não invasivo de variações de pressão e complacência intracraniana. Antes, as únicas formas de obtenção desta informação envolviam outros procedimentos mais complexos, como no caso do método padrão ouro, que consiste na inserção cirúrgica de um cateter na caixa craniana do paciente.

Segurança e acesso

“A monitorização não invasiva das variações da pressão e complacência intracraniana contribui para melhorar a pertinência dos cuidados e a segurança do paciente, fornecendo informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam a evolução dos distúrbios neurológicos”, ressalta Frigieri. Além disso, a tecnologia não emite radiação, não requer contraste, preparação ou medicamentos, além de possibilitar a monitorização contínua, mesmo em pacientes críticos.

O modelo de negócio adotado pela brain4care, com foco em ampliar o acesso de sua solução ao maior número de pessoas, fornece a tecnologia para hospitais e clínicas por meio de uma assinatura mensal, que inclui o sensor em comodato. O valor da assinatura é fixo, com planos personalizados. Isso viabiliza que a tecnologia possa ser adotada por diferentes perfis de instituições de saúde, de grandes hospitais, em ambientes de UTIs, centros cirúrgicos e ambulatórios, e até em clínicas e consultórios.

As aplicações da tecnologia também são amplas, por exemplo: avaliar a hemodinâmica cerebral em pacientes ventilados e sedados; diagnosticar hidrocefalia e orientar decisões clínicas sobre colocação, ajuste e substituição de válvula de derivação, em caso de mau funcionamento; identificar hipertensão intracraniana; diagnosticar pseudotumor cerebral ou hipertensão intracraniana idiopática; avaliar segurança neurológica dos pacientes em anestesia geral, durante cirurgias; reduzir o risco de morte por herniação durante processo de punção lombar e qualificação do exame tap test  para o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal (HPN).

Sobre a brain4care

A brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitoramento não invasivo de variações de pressão e complacência intracraniana. Isso é feito por meio de um dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam a evolução de distúrbios neurológicos. Por sinal, distúrbios neurológicos são a segunda causa mundial de morte prematura e a primeira de incapacidades, de acordo com estudo publicado na The Lancet Neurology.

Fundada em 2014 pelo físico e químico Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019, pelo FDA em 2021 e encontra-se em utilização comercial em mais de 50 hospitais e clínicas no Brasil. Além disso, conta mais de 60 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência como USP, Unifesp, Universidade do Porto e Cleveland Clinic. Atualmente, a brain4care prepara sua expansão para o mercado internacional e conta com escritórios no Brasil, em São Paulo e São Carlos, e nos Estados Unidos, em Atlanta. Mais informações: https://brain4.care/

Serviço:

brain4care no XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva

De 1 a 3 de junho - Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, Av. João Pinheiro, 161, Centro - BH/MG - http://www.congressosomiti.com.br/

Estande: N. 07

Curso pré-congresso – Manejo do paciente neurocrítico

31 de maio -  Hotel Mercure Lourdes

Comentários