Pint Of Science 2023 apresenta novas propostas de tratamento de câncer em São Paulo





O festival de divulgação científica é realizado em bares e restaurantes, em vários países, com o lema "Um Brinde à Ciência" para promoção do diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público


Com o apoio do Núcleo de Pesquisa Clínica e o IBCC Oncologia, da Rede de Hospitais São Camilo, a edição da capital paulista levou renomados pesquisadores para a Taverna Medieval, no bairro Vila Clementino, com a apresentação e o debate de pesquisas científicas, como novas propostas de tratamento oncológico, de forma descontraída, em linguagem acessível a todos os públicos e fora do ambiente acadêmico, marca do evento que este ano chegou a 123 cidades no país, 400 em todo o mundo, num total de 26 países participantes, entre os dias 22 e 24 de maio..

O Pint of Science tem origem no Reino Unido, como iniciativa do Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, que desde 2013 realizam o evento como um festival de divulgação científica que acontece em bares e restaurantes durante três noites seguidas. Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival promove um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral. Atualmente, a iniciativa  conta com mais de 600 pesquisadores participantes no Brasil.

Na edição da capital paulista deste ano foram abordados temas como “O Tumor circula para crescer ou para virar metástase?", da Dra. Ludmilla Chinen, Coordenadora do Núcleo de Medicina Translacional, que falou sobre a dinâmica da circulação de tumores no corpo humano. O Dr. Raphael Einsfeld e o Dr. Marcus Santos apresentaram pesquisa clínica com mulheres trans no esporte. Durante a apresentação aos participantes, os pesquisadores exibiram o método científico utilizado, além de exibir os resultados. Este estudo também será divulgado durante um simpósio sobre Nutrição e Endocrinologia, que ocorrerá em Junho nos Estados Unidos. 

O ginecologista e cirurgião oncológico, Dr. André Lopes conduziu o tema “Fazer o bem sem olhar a quem”. Ele recordou a participação no programa de Fellow em cirurgia de câncer de colo do útero em Moçambique, onde a incidência desse tipo de câncer é alta e o país tem muita carência de assistência em saúde. Como voluntário do programa internacional, ele deu treinamento a cirurgiões para a realização do tratamento no país africano e capacitou profissionais de saúde para a realização do exame de Papanicolau, além do uso de aplicativo com inteligência artificial, em fase experimental, para realização da colposcopia usando a câmera de um celular.  

A Dra. Camila Rebouças falou sobre “Mitos e Verdades: náuseas e vômitos causados pela quimioterapia”, enfatizando os efeitos colaterais que ocorrem durante o tratamento quimioterápico e o que pode ser feito ao longo do tratamento. Mudança de hábitos alimentares, acupuntura, fitoterapia e ingestão de líquido em porções fracionadas estão entre elas. O Dr. Levi Higino Jales Neto desvendou o mistério da Doença Reumática Autoimune. Além de falar sobre a condição e quais medidas atuais para tratar essa doença, como uso de corticoide, imunossupressores e imunológicos, ele também falou sobre novas formas de tratar e aumentar a segurança dos pacientes com doenças reumáticas autoimunes Inflamatórias e gerar novas estratégias para reduzir o risco de desenvolvê-la.

 

Sobre o IBCC Oncologia

Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.

Durante a década de 70 e 80, atuou com o maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas, tendo trazido o primeiro mamógrafo para o Brasil, em 1971..Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado, assim como, entre os anos de 2004 a 2007, recebeu, consecutivamente, o Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica e desde 1995 o IBCC é detentor da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. 

 

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade, como Oncologia e Transplantes de Medula Óssea. Conta também com 1 Unidade especializada em Reabilitação e Cuidados Paliativos na Granja Viana.

Os hospitais gerais com atendimentos privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

Comentários