Embrapa tem nova diretora de Negócios

 

 

Ana Euler assina o termo de posse ao lado do presidente do Consad, Guilherme Bastos

Em reunião na última sexta-feira (19), o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) deu posse à pesquisadora Ana Margarida Castro Euler no cargo de diretora-executiva de Negócios. Na mesma ocasião, a pecuarista Teresa Cristina Corpa Vendramini, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB),  tomou posse como conselheira independente, indicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


“É uma honra poder trabalhar em uma equipe liderada pela presidente Silvia Massruhá, a primeira mulher à frente da Embrapa. As mulheres inspiram novas mulheres. Nós temos o desafio e a missão de inspirar futuras gerações e isso é muito importante”, afirmou a diretora ao assinar a sua posse.


" Assumo este desafio e entendo que é uma missão e uma mensagem que a Embrapa passa sobre a importância da sustentabilidade. E eu espero reforçar essa agenda, porque é boa parte da minha formação, além de trazer um olhar diferenciado para a Amazônia, pois entramos numa era e num momento geopolítico que nos dá grande visibilidade e oportunidade”, acrescentou.


Ana Euler é engenheira florestal, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Graduate School of Environment and Information Science - Yokohama National University, Japão. Ingressou na Embrapa em 2008, por concurso público, lotada na Unidade Embrapa Amapá. Neste centro de pesquisa, também exercia a função de articuladora internacional.


Nascida em Niterói (RJ), optou por trabalhar e viver na Amazônia há 20 anos, sendo 15 no estado do Amapá. Atuou como técnica especializada em Conservação da Amazônia no WWF-Brasil e foi diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas. Na Embrapa, desenvolve estudos em manejo florestal comunitário, governança e desenvolvimento territorial, cadeias de valor da sociobiodiversidade, serviços ecossistêmicos e políticas públicas. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do Portfólio Amazônia da Embrapa


Ainda na esfera internacional, durante um ano e meio, a pesquisadora desenvolveu um projeto de pós-doutorado na França, no escopo do Programa Cientista-Visitante da Embrapa, em cooperação com o IRD e o Cirad, duas instituições francesas de pesquisas. 


“Durante o período que participei do programa cientista-visitante na França eu tive uma noção ainda maior do quanto a Embrapa é querida e do tamanho da sua reputação, que pode nos trazer mais parcerias e melhor posicionamento em grandes grandes agendas como a Agenda do Clima e a Agenda do Comércio”, acrescentou a nova diretora da Embrapa.


A nova diretora assume a função no lugar do economista do BNDES, Tiago Toledo Ferreira, que permaneceu no cargo de 2020 até o início de 2023, quando retornou para sua instituição de origem. Como substituta, estava a analista da Embrapa, Mara Rocha Ribeiro, que também acompanhou a posse da nova diretora.


Consad tem nova conselheira


Na mesma reunião em que o Consad confirmou o nome de Ana Euler, foi nomeada a segunda nova integrante do Conselho, a ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Teresa Vendramini, pecuarista, com formação em sociologia. Ela passa a ocupar o cargo em substituição ao conselheiro Daniel Klüppel Carrara que solicitou seu desligamento no dia 16/5, permitindo que a posse da conselheira fosse efetivada.


Teresa Vendramini é produtora rural, pecuarista, formada em Sociologia e Política. Ela foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira, que tem 103 anos de existência.Também já foi presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), que representa produtores de seis países do hemisfério Sul. Ela assinou o termo de posse na 222ª reunião ordinária do colegiado, realizada na sexta-feira (19).

Comentários