Confira seis fatores-chave que indicam que uma empresa terá que se adaptar

 Para João Fernando Saddock, negócios não devem apenas reagir a mudanças, mas identificá-las para se antecipar a elas



Companhias de sucesso conseguem adaptar o negócio às diversas circunstâncias do mercado, mas isso só acontece porque elas não apenas reagem às mudanças, elas também as identificam previamente, antecipando-se a elas. 

De acordo com João Fernando Saddock, especialista em inovação e growth marketing e marketing Manager na divisão de educação da H-FARM, maior polo de inovação europeu, localizado na Itália, as empresas que conseguem se adaptar monitoram constantemente o ambiente externo e interno, identificando desafios e oportunidades. “Elas desenvolvem uma cultura organizacional que promove inovação e criatividade, capacitando-as para se adaptar rapidamente e ficar à frente da concorrência”, explica. 

O especialista afirma que as empresas precisam aprender a identificar alguns fatores-chave que podem levar a uma necessidade de adaptação. Esses fatores incluem:

  • Mudanças na tecnologia: Segundo Saddock, a rápida evolução tecnológica pode tornar alguns produtos e serviços obsoletos do dia para a noite. “Os empreendedores precisam estar atentos a essas mudanças e adaptar os negócios para permanecerem competitivos. Isso inclui adotar tecnologias emergentes como inteligência artificial, machine learning, blockchain e Internet das Coisas (IoT), que podem transformar a forma de operar um negócio e interagir com os consumidores”, explica ele. 
  • Tendências de mercado: Mudanças na demanda do consumidor, concorrência e ambiente regulatório são pontos que podem impactar um negócio, por isso as empresas precisam monitorar as tendências e ajustar as estratégias; “Isso pode significar diversificar produtos e serviços, mudar canais de distribuição e expandir para outros mercados, entre outros pontos”, analisa Sadock. 
  • Mudanças sociais e geopolíticas: Segundo o especialista em inovação, eventos como guerras, crises financeiras e mudanças demográficas também podem afetar um negócio e indicar que ele precisará se adaptar. “As companhias devem estar preparadas em cenários assim. Pode ser necessário, por exemplo, diversificar o negócio geograficamente e adaptar as operações”. 
  • Mudanças ambientais: A necessidade cada vez maior da adoção de práticas sustentáveis requer que companhias se adaptem para reduzir os impactos ao meio ambiente e atender às expectativas do consumidor. “Isso pode incluir o desenvolvimento de produtos eco-friendly e a incorporação de valores ambientais”, afirma.  
  • Mudanças na força de trabalho: A globalização e a digitalização vêm mudando a natureza do trabalho e as qualificações necessárias de um colaborador. Para Saddock, neste cenário, as empresas precisam se adaptar investindo no desenvolvimento de seus funcionários, implementando políticas mais flexíveis e criando ambientes mais diversos e inclusivos. 
  • Inovação e disrupção: Novos modelos de negócios, produtos disruptivos e serviços podem ameaçar a posição de mercado de companhias já estabelecidas. ”Com isso, as empresas precisam monitorar constantemente o ambiente e estar abertas para inovar e se reinventar para permanecerem relevantes e competitivas”, conclui.

 

Sobre João Fernando Saddock

João Fernando Saddock é um apaixonado por inovação e Growth Hacking, com vasta experiência em marketing, implementação e avaliação de estratégias de marca e comunicação de alta performance. Trabalhando com uma ampla variedade de clientes internacionais em empresas renomadas como Bedouin CC, Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, João gerou valor para marcas como Heineken, General Motors/Chevrolet, Carrefour, Fiat, Samsung, Kellogg's, Disney, Volkswagen, Fly Emirates, entre outras.

Recentemente, João deixou sua posição de Head de Marketing na Zharta.io, uma empresa de empréstimo de criptoativos com sede em Portugal que utiliza NFTs como colateral, para se tornar Marketing Manager na divisão de educação da H-FARM. Localizada na Itália, a H-FARM é o maior hub de inovação e empreendedorismo europeu que apoia startups em diversos setores, além de oferecer aceleração de negócios e programas educacionais internacionais para todas as idades. Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/jsaddock/?locale=en_US 

Comentários