As delegações representantes de seus municípios perfilados para a cerimônia de abertura do Torneio |
![]() |
Campeões Soonen do 23º Torneio de Gateball XV de Abril Campeões Koreisha, categoria acima de 65 anos |
No domingo, 23 de abril, foi realizado o 23º Torneio de Gateball XV de Abril, mais um importante evento promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, em comemoração ao aniversário de fundação da cidade de Jales no dia 15 de abril.
As competições foram realizadas no Clube de Campo da Associação Nipo Jalesense localizado em área paralela à Rodovia Euphly Jalles e reuniram cerca de 150 atletas nas categorias Ouro e Prata, de treze municípios: Araçatuba, Jales, Santa Fé do Sul, Cruzeiro do Sul, São José do Rio Preto, Aliança, Votuporanga, Tupi Paulista, Pereira Barreto, Lins, Birigui, Dracena e Presidente Prudente.
As equipes jalesenses se sagraram campeãs nas duas categorias: Soonen (livre) e Koreisha (acima de 65 anos). Na categoria ouro, o pódio jalesense foi seguido por Rio Preto A e B, com Pereira Barreto em 4º lugar. Na categoria prata, Jales foi campeão e se manteve a frente de Votuporanga, Santa Fé do Sul e Birigui.
Na ocasião também foi entregue uma Moção de Aplausos, de autoria dos vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Bismark Jun Iti Kuwakino, direcionada a equipe de Gateball da Associação Cultural e Esportiva Nipo Jalesense - ACENJ, que se consagrou campeã invicta no torneio em comemoração ao aniversário de Junqueirópolis - SP, na categoria Ouro (Koreisha).
“O Gateball é um esporte pouco conhecido no Brasil, apesar de bastante jogado em clubes japoneses, que possibilita o exercício sem discriminação de idade ou condição física, por isso é de grande importância promover o conhecido deste esporte", afirmou o secretário municipal de Esportese Juventude, Wilter Guerzoni, que deu a tacada inicial do 23º Torneio de Gateball XV de Abril.
O Gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki para as crianças japonesas se divertirem e esquecerem um pouco do período difícil em que viviam. Como o jogo era fácil e muito divertido, ganhou bastante aceitação no mundo inteiro. e foi introduzido no Brasil nos anos 70 pelo imigrante japonês Matsumi Kuroki. O primeiro jogo no país foi realizado em 1979. Nos anos 80 ele ganhou vários adeptos, os primeiros torneios começaram a ser organizados e foi criado o órgão coordenador do esporte, a Associação de Gateball do Brasil.
Para jogá-lo é preciso uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento por 15 a 20 metros de largura com 3 gates (arcos) e 1 goal pole, stick (tacos), bolas numeradas de 1 a 10 (que correspondem a ordem das tacadas) e dois times de 5 jogadores. As bolas pares ficam para um time e as ímpares para outro, o objetivo dos jogadores é fazer as bolas atravessarem os gates para acumular 1 ponto e o gol para ganhar 2 pontos. O jogo dura 30 minutos e ganha o time com mais pontos.
Comentários
Postar um comentário