Jesus Cristo Nossa Salvação!

 


Por Vitor Rafael, estudante do 4º ano de Teologia do Seminário Diocesano de Jales

 

Desde os primórdios dos tempos um dos elementos da vida humana persiste de forma constante: a ascensão do mau! Este, diante das narrativas bíblicas, é reconhecido tendo uma imagem diabólica permeado na ruptura da primeira Aliança estabelecida por Deus entre o homem e a mulher. Ali, há a presença do pecado, logo há a ausência da graça, sobretudo a graça de Deus. Ele, no entanto, envia Jesus Cristo manifestando, assim, um amor grandioso capaz de santificar e salvar a todos, conforme afirma o evangelista João (3,16) “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo o que n´Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

É pela graça, portanto, que conquistamos ainda mais o coração do Pai misericordioso. Mas, o que vem a ser este “sinal da graça”? Ela é uma relação permanente com Deus; uma realização do homem diante do mundo em que vive e sua relação com os outros homens; é um estado de santidade, divinização e justificação de cada homem e mulher que procura o bem. Para que este sinal da graça seja edificado na vida humana se faz necessário que cada indivíduo tenha a experiência concreta com a Igreja: porta da salvação, e que nos dispõe dos Sacramentos: revelação intensa da Pessoa de Jesus Cristo na vida da humanidade. Neste sentido, a graça transforma as criaturas e ao mesmo tempo a colocam num estado de santidade. Ser “santo”, no entanto, é vivenciar e testemunhar Jesus Cristo e assim como Ele poder ser chamado de filho de Deus e se com o batismo somos “sepultados e renascidas novas criaturas” (Cf. Papa Francisco), somos eleitos para o bem.

O caminho para que tudo isso se concretize é a conversão: nossa comunhão com o Senhor. Viver a conversão é buscar partilhar da “oração, jejum e caridade” – virtudes oferecidas a nós, sobretudo, com o tempo Quaresmal que vivenciamos: quarenta dias em que partilhamos no deserto da vida reconhecendo nossas limitações, seguindo os passos do Cristo Senhor e alcançando nossa salvação.

Já não estamos sozinhos: Deus sempre nos oferece o melhor, pois nos ama até o fim. Pela liberdade concedida a cada um, busquemos aquilo que é perfeito e dá sempre vida nova: Jesus Cristo, nosso bem maior.

Comentários