Verde Agritech tem projeto de ferrovia

 Aportes em ramal no interior de Minas superam US$ 550 bilhões

A capacidade de produção de fertilizantes potássicos da Verde Agritech chega a até 3 milhões de toneladas por ano | Crédito: Verde Agritech/Divulgação

A Verde Agritech, empresa do ramo de tecnologia agrícola que produz fertilizante potássico, solicitou autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção de um ramal ferroviário no interior do Estado. Em comunicado enviado ao mercado, a companhia informou que o projeto prevê um traçado entre as instalações da companhia, em São Gotardo, e a cidade de Ibiá, no Triângulo Mineiro, sob aportes que podem superar US$ 550 bilhões e deverá ser assumido por um operador ferroviário.

O projeto prevê o transporte de até 50 milhões de toneladas de fertilizantes potássicos por ano, o que corresponde a cerca de 55% da demanda nacional, segundo a empresa. A companhia tem hoje duas plantas em operação –  em São Gotardo e Matutina – com capacidade de produzir anualmente até três milhões de toneladas de fertilizantes.

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Este ano, construção da terceira planta com investimentos de R$ 275 milhões foi anunciada pela empresa para ser concluída em 2024, elevando a capacidade de produção para 16,4% da demanda nacional.

A ferrovia ficará interligada a uma rede ferroviária que conecta sete estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). “As ferrovias FCA são a principal rota entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”, destaca o comunicado enviado ao mercado. 

A Verde Agritech também detalhou que apenas o ramal tem capex estimado em US$ 283,02 milhões, enquanto o montante total inclui ainda custos de processamento, melhoria da estrada, licenciamento, estudos e projetos técnicos, compra de terrenos, equipamentos, mobilização de pessoal e desmobilização e um valor de contingência de 15%.

“Ao conectar as minas de potássio da Verde, a maior reserva conhecida do Brasil, aos seus principais centros consumidores, a ferrovia dará aos agricultores acesso a um volume ainda mais substancial de produto”, comentou no documento o fundador e CEO da Verde Agritech, Cristiano Veloso.

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A companhia aguarda aprovação para os próximos meses e, em seguida, assinará contrato com a ANTT para autorização da exploração da ferrovia em regime privado. A partir daí, iniciará o processo de estudos de engenharia para o projeto. Para isso, estuda a possibilidade de potenciais parcerias para apoio técnico na implantação da ferrovia e operação logística.

O requerimento à autarquia diz respeito ao programa do Ministério da Infraestrutura, Pro Trilhos. A iniciativa permite que a iniciativa privada construa e opere ferrovias, ramais, pátios e ferrovias terminais, com o objetivo de aumentar a atratividade da iniciativa privada para a realização de investimentos em ferrovias.

Na última atualização detalhada, o número de pedidos para implantação de novas ferrovias no Brasil já chegava a 89. Desse total, 21 requerimentos passam por Minas Gerais. Até outubro, 7 contratos já tinham sido assinados.

Em 2021, o consumo brasileiro de potássio (em K2O) foi de 7,92 milhões, o que equivale a 79,20 milhões de toneladas de Produto Verde. Atualmente, mais de 96% do potássio brasileiro é fornecido por importações, principalmente no formato de KCl, vendida pelo duopólio canadense e bielorrusso-russo. 

A empresa tem um combinado medido e recurso mineral indicado de 1,47 bilhão de toneladas a 9,28% K2O e um recurso mineral de 1,85 bilhões de toneladas a 8,60% K2O (usando um teor de corte de 7,5% K2O). Isso equivale a 295,70 milhões de toneladas de potassa em K2O. A Usina 1 da Verde opera com capacidade de 0,6 milhão de toneladas por ano e a Usina 2 opera com capacidade de 1,2 Mtpa, totalizando 1,8 Mtpa. 

Com a capacidade nominal da Planta 2 de 2,4 Mtpa a ser alcançada após seu ramp-up concluída, a capacidade total de produção da Companhia será de 3 Mtpa. A construção da Usina 3 está prevista para 2024, com capacidade prevista de 10 Mtpa.

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