Adeus, Pelé

 

É com enorme tristeza e uma sensação de vazio que está escrita uma das notícias mais tristes para a história do futebol. Edson Arantes do Nascimento faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, depois de uma longa batalha contra o câncer. Nos despedimos do maior jogador de futebol que este planeta já conheceu, em todos os tempos. Chegou o dia que vem para todos, mas que, talvez pelo status de imortal do esporte, não imaginávamos que um dia testemunharíamos. É dia de dar adeus a Pelé.

Edson Arantes do Nascimento vinha convivendo com problemas de saúde há algum tempo. Nos últimos anos, locomovia-se com auxílio de cadeira de rodas, embora o sorriso seguisse intacto: aquele mesmo sorriso que ficou eternizado quando ainda era jovem e colocava o nome do Brasil no mapa mundial ao se notabilizar como maior craque de todos. 

Quando, pela última vez, deu entrada no hospital Albert Einstein, Pelé apresentava quadro de inchaço pelo corpo e problemas cardíacos. O Rei do Futebol passou por uma bateria de exames, algo comum dentro de sua situação. Em setembro de 2021, Pelé foi submetido a uma cirurgia para remover um tumor no cólon. Em meados de 2022, Edson Arantes do Nascimento teve outros tumores diagnosticados pelo corpo e intensificou o tratamento de quimioterapia. Neste final de ano, novas complicações em decorrência do câncer, incluindo uma infecção pulmonar, o fizeram voltar ao hospital.

Pelé faleceu nesta quinta-feira. O adeus ao maior de todos os tempos. O Hospital Albert Einstein divulgou o seguinte comunicado:

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol".

Todo jogo acaba ao final de seus 90 e poucos minutos, ou 180 a depender de prorrogações ou disputas de pênaltis. Todo filme acaba. O apito final é invencível. E o corpo mortal de Pelé, Edson, entendeu que era hora de sair deste campo. Às 15h27 o óbito foi confirmado. Pelé deixa um legado que parece ser inatingível até mesmo para os padrões atuais do esporte.

Pelé não foi o maior jogador de futebol de todos os tempos apenas pelo que fazia com a bola no pé – embora apenas isso já teria sido o bastante para o alavancar a este status. No momento em que o futebol dava o salto de maturidade para se transformar, de vez, em um esporte global, Edson Arantes do Nascimento mostrou ser inatingível.

O mundo, dividido na Guerra Fria e centrado no protagonismo entre Estados Unidos e União Soviética, com grandes nações europeias tendo papel de protagonismo forte no tabuleiro de influência, foi obrigado a reservar parte de sua reverência a um negro de um país esquecido, pouco conhecido e até então quase sempre ignorado do chamado Terceiro Mundo.

Não é exagero dizer que, por conta de Pelé, o Brasil, como país, ganhou notoriedade global como nunca antes. O craque de futebol, habilidoso, encantador e forte, trajado com uma chamativa camisa amarela ou com um elegante uniforme azul, talvez seja o maior estandarte do nosso país. Diversos líderes mundiais se sucederam em alternância mundo afora. Praticamente todos sempre quiseram conhecer Pelé e tirar uma foto com o Rei. Guerras que foram travadas na África chegaram a ser interrompidas apenas para que todos pudessem contemplar sua majestade em campo. O Santos passou a ser um dos clubes mais gigantescos do mundo.

Pelé fez mais de mil gols, mas também foi goleiro e defendeu pênalti. Apanhou e bateu. Mas acima de tudo jogou muita bola. O garoto que nasceu em Três Corações conquistou a Copa do Mundo três vezes, embora apenas uma tivesse bastado para que tivesse pago a promessa feita a seu pai, Dondinho, enquanto o via chorar colado a um rádio depois de o Brasil perder para o Uruguai na final de 1950.

E Pelé ainda fez muito mais. Depois de ter se aposentado, Edson Arantes do Nascimento viu muitos outros craques. Nós tivemos Zico, Sócrates e Falcão. Vimos Cruyff, Maradona e Platini. Romário, Baggio, Van Basten, Zidane. Ronaldo e Ronaldinho e Cristiano Ronaldo e Messi. Neymar e Mbappé. O mundo não para de fabricar craques, mas nunca se deixou de falar de Pelé. Porque nenhum outro representou, e representa, tanto o futebol quanto Pelé.

Edson Arantes do Nascimento sempre fez questão de dividir o homem do imortal. Mencionava Pelé como se Pelé fosse uma entidade divina que tivesse se apossado de seu corpo para nos presentear com o mais belo que o futebol pudesse apresentar: momentos e memórias. E títulos e relevância e recordes que são para sempre, mesmo que a ausência de contextualizações busquem o contrário.

Agora é possível imaginá-lo chegando em algum lugar sendo recepcionado por Garrincha, Didi, Djalma, Nilton Santos e Vavá. E, claro, por Dondinho, seu pai.

Edson tinha 82 anos e deixará saudades.

Pelé, eterno, também.
Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Obrigado, Rei 😍

Pelé nos deixou, mas é apenas uma ausência física. O maior de todos estará presente para sempre no nosso futebol. Em cada drible, gol, lance acrobático e garoto que vai pra cima da marcação. ⚽

Ele fez o Brasil e a camisa amarela serem conhecidos em todo o mundo. É impossível compreender totalmente a influência que Pelé teve e vai ter. 🐐

Obrigado por tudo, Rei! 💚💛

Descanse em paz, Rei Pelé 

céu do futebol agora tem um Rei. 👑💚💛. Descanse em paz. 

O maior ❤️

Maior da história do Santos, do Brasil, do futebol... insuperável 🐐
Pelé nos deixou, mas é apenas uma ausência física

Adeus, Rei 👑

"Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu."

Pelé publicou esta frase quando Maradona nos deixou. Agora esse jogo vai acontecer. ❤️

O maior de todos 💪

Resgatamos os grandes parceiros de ataque do Rei Pelé. Altos craques! 🌟
Três Copas do Mundo? Só Pelé! Olha os elencos de 58, 62 e 70 🏆🏆🏆
Recriamos o milésimo gol de Pelé. O pênalti contra o Vasco em 1969 ⚽
Mande para mais gente

Comentários