Encontro sensibiliza lideranças municipais para promover educação pública com mais equidade

 Centro Lemann


Evento faz parte do processo de adesão das redes municipais de educação à 2ª turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann

 

 Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, cerca de 100 prefeitas(os) e secretárias(os) de educação de 43 municípios brasileiros se reunirão em Sobral (CE) para refletir sobre o seu papel na promoção de uma educação pública de qualidade para todas(os), sem que nenhum(a) estudante fique para trás. O 2º Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação é uma iniciativa do Centro Lemann e faz parte do processo de adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais, que já atende 49 redes municipais localizadas nas cinco regiões do país e abriu inscrições para novos interessados.

Ao longo do evento, as lideranças municipais terão a oportunidade de analisar os dados educacionais dos seus municípios a partir de recortes de raça, gênero, nível socioeconômico, geografia e deficiência, de forma a ter uma visão mais ampla sobre as desigualdades existentes em suas redes e escolas. Também dialogarão com prefeito e ex-prefeitos de Sobral, que assumiram o compromisso político e tomaram decisões inovadoras que resultaram na revolução educacional  realizada naquele município.

Participantes poderão conhecer mais a fundo o Programa de Formação de Lideranças Educacionais  do Centro Lemann, iniciativa que  visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes. Também poderão interagir com  lideranças, que fazem parte da primeira turma do programa, iniciado em 2022, a exemplo de Ana Albuquerque, vice-prefeita de Currais Novos (RN), e Simone do Rocio,  secretária de educação de Ponta Grossa (PR).

"Nas mais bem-sucedidas experiências de enfrentamento às desigualdades na educação, gestores de secretarias e escolas assumem e desenvolvem papel estratégico na afirmação de uma educação que, de fato, promova a equidade”, ressaltou Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann.

Em Sobral, as lideranças terão a oportunidade de entrar em contato com uma das experiências mais exitosas no cenário educacional brasileiro, conhecida por enfatizar a alfabetização e eliminar a evasão escolar. A programação também irá  oportunizar momentos de trocas, como a roda de conversa com as principais lideranças educacionais responsáveis pela revolução educacional empreendida no município cearense, a exemplo de Ivo Gomes e Veveu Arruda, respectivamente prefeito e ex-prefeito de Sobral.

A equipe da Secretaria de Educação do município irá compartilhar sua experiência com a seleção de gestoras(es) escolares. Participam deste debate Herbert Lima Vasconcelos, secretário de educação, Amaury Gomes, diretor da Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente escolar,  e Cleber Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.

Por fim, os participantes vão conhecer as contrapartidas e os compromissos para adesão ao Programa de Formação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

30/11

Manhã

Momento 1- Abertura e acolhida

Momento 2 - Atividade de engajamento

Momento 3 - Apresentação: marcadores de desigualdade na educação

Momento 4- Painel interativo: “Qual o papel de uma prefeita e de um prefeito na garantia de educação com qualidade e equidade no seu município”

Com Cid Gomes, ex-prefeito da cidade de Sobral e atual senador do estado do Ceará, Ivo Gomes, prefeito de Sobral,  Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral e diretor-executivo da Associação Bem Comum.

 

Tarde

Momento 5 - Painel interativo: “A experiência de Sobral com seleção, formação e acompanhamento de gestoras(es) escolares”

Com Herbert Lima Vasconcelos, secretário de educação de Sobral, Amaury Gomes, diretor da Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente, e Cleber Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.

Momento 6 - Apresentação dialogada

Com Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Ana Albuquerque, vice-prefeita de Currais Novos (RN), Simone do Rocio,  secretária da educação de Ponta Grossa (PR).

 

 

01/12

 

Manhã

Momento 1 - Abertura e acolhimento

Momento 2 - Autoavaliação das condições das redes para adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais

Momento 3 -  Atividade em grupo para identificação de soluções aos possíveis desafios das redes, relativos ao desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças

Momento 4 -  Plenária final: discussão sobre soluções e compromissos para o desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças Educacionais

Momento 5 - Orientações finais para adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais

 

Sobre o Centro Lemann

O Centro Lemann nasce em 2021, sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

O município de Sobral nos serve como inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum(a) deles(as) fique para trás.

Nosso propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South Coalition. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizarem estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.

 

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