O especialista na área, Éber Feltrim, explica como evitar a evasão de talentos em clínicas e hospitais
Em hospitais e clínicas em todo o mundo, a alta rotatividade de funcionários, sejam eles enfermeiros, médicos, psicólogos, entre outras profissões importantes, pode ser um grande problema para o setor. Por essa razão, é necessário trabalhar para evitar essas evasões, que podem ocorrer por diversos motivos.
O especialista em gestão de negócios na área da saúde, Éber Feltrim, explica que é possível realizar ações que contribuem para que esses profissionais queiram continuar na empresa. "Os motivos para que os colaboradores optem por novos rumos são muitos, por isso é fundamental buscar as razões que causam a insatisfação. Cabe entender que ouvir as necessidades do colaborador traz mais resultados para o negócio, afinal uma gestão eficaz tem como diferencial o capital humano, que movimenta o negócio", relata.
Entre as razões para a rotatividade, estão insatisfação com o salário, falta de benefícios e oportunidades de crescimento, excesso de trabalho, falta de alinhamento entre colaborador e empresa, pouca transparência na comunicação organizacional ou mesmo uma má liderança. O impacto do descontentamento também é perceptível através da queda de produtividade dos colaboradores, treinamentos menos efetivos e até mesmo um ambiente mais tenso.
Para garantir melhores condições de trabalho, é possível investir em treinamentos, um ambiente de trabalho saudável, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de uma política de benefícios competitiva e remuneração justa. Éber ressalta que planos de carreira também podem atrair e reter talentos.
O especialista conta que a gestão humanizada pode fazer toda diferença ao buscar entender as subjetividades de cada colaborador. "Dessa forma a liderança considera as necessidades da equipe sem perder de vista os objetivos da empresa, garantindo boas condições de trabalho e o bem-estar dos colaboradores", finaliza.
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Comentários
Postar um comentário